*07.03.2014* – Dia Internacional da Mulher celebrado na Embaixada de Angola em Portugal

DIA DA MULHER 07.03.2014 EMBAIXADA 139

No âmbito das comemorações do 2 e 8 de Março, Dia da Mulher Angolana e Internacional da Mulher, respectivamente, a Missão Diplomática de Angola em Portugal organizou uma cerimónia de homenagem às mulheres.

O Embaixador, José Marcos Barrica, foi o anfitrião, num evento que contou maioritariamente com a presença de funcionárias de nomeação central, recrutamento local e da Missão de Angola junto da CPLP.

Na abertura da cerimónia, o Chefe da Missão, fez uma resenha sobre a origem e importância histórica do Dia Internacional da Mulher.

O Chefe da MD destacou o esforço e o reconhecimento que o executivo Angolano tem dedicado à participação da mulher na governação do país, numa altura em que a luta pela igualdade continua no centro das preocupações.

Ressalvando que uma participação igualitária das mulheres como líderes e tomadores de decisão é um pré-requisito fundamental para combater a desigualdade de género. A Conselheira, Dra. Natália Vieira Lopes, em nome das presentes proferiu o discurso de agradecimento.

Em Angola são cada vez mais as mulheres que desempenham um papel de destaque, nos sectores público e privado, trabalhando para um esforço global que visa derrubar algumas barreiras ainda existentes.

O dia 8 de Março foi oficializado pela ONU em 1975, em reconhecimento à luta por direitos iguais para as mulheres e em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adoptado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

Em Angola o 2 de Março é uma homenagem as mulheres (Rainha Ginga, Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso, Lucrécia Paim, entre tantas outras) que com o seu sacrifício contribuíram na luta de resistência do povo angolano contra a ocupação colonial portuguesa.

 

FacebookTwitterGoogle+