*19/03/14* – José Marcos Barrica considera Portugal parceiro importante na formação e capacitação de quadros angolanos

Palestra ISEG 19.03.2014 005

O Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, afirmou Durante o II Seminário sobre o ensino universitário em Angola, promovido pelo SOCIUS-ISEG/CISE-FECUAM, que Portugal apresenta-se como sendo um dos países prioritários na formação e capacitação de quadros angolanos ao abrigo dos acordos de cooperação em vigor.

Durante a sua alocução o diplomata angolano passou em retrospectiva a aurora do ensino superior em Angola, referindo-se ao facto de que a formação constitui uma aposta no homem, que é o principal recurso no desenvolvimento das sociedades.

O diplomata asseverou que a problemática do ensino superior “tem dominado as preocupações do executivo, e que como tal o governo estabeleceu como prioridade nesse domínio a capacitação de formadores”.

Segundo ainda  o embaixador, existem mais estudantes angolanos em Portugal do que em qualquer outra parte do mundo, facto que se pode explicar devido aos laços históricos e  afectivos entre os dois povos, mas sobretudo devido ao ensino de excelência praticado em Portugal.

Durante o seminário foram também passados em revista os acordos de  cooperação existentes, sendo de opinião geral que apesar de ainda haver um longo caminho a trilhar, até agora o saldo tem sido positivo, aconselhando-se a continuidade dos acordos.

Por sua vez o Decano da FECUAN, Professor Doutor, Fausto Simões, constatou que a cooperação nesse domínio constitui uma peça determinante na concretização dos objectivos da FECUAN, ressalvando no entanto que existem algumas assimetrias económicas e sociais que são anteriores a data da independência, mas que no entanto têm vindo a ser esbatidas pelo executivo angolano.

“As assimetrias em Angola e o papel da universidade na sua resolução”, “A cooperação universitária entre Portugal e Angola e oportunidades para os licenciados”, foram alguns dos temas em debate no II Seminário de Economia e Gestão realizado no auditório da Lisboa School of Economics & Management (ISEG).

Durante a sua intervenção os Professores, Paulo Henriques e Pedro Verga Matos, membros da Coordenação dos Mestrados em Angola, destacaram o facto de que actualmente a economia de Angola possui uma pujança considerável e como tal é cada vez mais necessário ter quadros altamente capacitados, visando dar seguimento a esse crescimento foram elaborados novos cursos, quatro dos quais com o suporte científico do ISEG, facto que constitui um marco, pois pela primeira vez uma faculdade em Angola terá uma base de dados de investigação científica.

De salientar que esta cooperação entre as instituições (ISEG-FECUAN) tem como linhas mestras, não apenas a formação de discentes, mas passa acima de tudo pela capacitação dos docentes e quadros locais para que haja continuidade.

Em calha estão previstos novos seminários.

 

FacebookTwitterGoogle+