1º TESTE DE TRANSFERÊNCIA DE VOOS DA TAAG PARA O AIAAN CENÁRIO NOCTURNO
Estando prevista para os próximos dias a abertura para passageiros do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), no quadro das acções e medidas contínuas constantes do Plano para o efeito, o Operador Temporário (ATO) do AIAAN, realiza no dia 24 de Outubro de 2024 (quinta-feira), a partir das 18h00, 1º TESTE DE TRANSFERÊNCIA DE VOOS DA TAAG PARA O AIAAN CENÁRIO NOCTURNO.
Este exercício, necessário e recomendável a infra-estruturas com a complexidade e estágio em que se encontra o AIAAN, está agendado para o período nocturno, para além de outras, deverá testar a simultaneidade de horários nas operações de embarque e desembarque de quatro voos, testar a prontidão dos serviços de handling, catering e combustível assim como a prontidão de resposta a um voo cancelado. Inclui também um ensaio próximo da realidade das operações da TAAG do dia 10 de Novembro de 2024, com a utilização de uma aeronave Dash 8-400.
Para o efeito, 222 (duzentos e vinte e dois) passageiros “ficticios”, além de funcionários, técnicos de áreas diversas e instituições prestadoras de serviços no aeroporto, estarão envolvidas na realização do 1º teste de transferência de voos da TAAG para o AIAAN. Como se sabe, os testes, têm como objectivo, avaliar o funcionamento e o grau de prontidão das suas áreas e equipamentos essenciais, bem como a coordenação e a capacidade de resposta das equipas e meios previstos no plano de emergência das áreas afectas ao teste.
“Todos os trabalhos foram e estão a ser realizados para que as acções de teste previstas, possam ocorrer com normalidade e conforme os procedimentos universais estabelecidos neste sector de trabalho, porém, a existência de constrangimentos e ou falhas de qualquer tipo, nesta fase dos trabalhos, é igualmente essencial para testar fundamentalmente a qualidade e tempo de resposta das equipas, equipamentos, para ultrapassar os prováveis constrangimentos e ou falhas”.
Devemos informar que o terceiro simulacro realizado recentemente com sucesso, incidiu especificamente sobre o movimento de passageiros, movimento da aterragem e decolagem de aeronaves, movimento de funcionários dos mais variados sectores e níveis, fluxo do comboio, movimento da carga para o Terminal de Carga.
Sobre o Aeroporto
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto está inserido numa área total de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas e com um volume de carga anual previsto de 130 mil toneladas.
A pista norte tem 4 200 metros de comprimento, enquanto a sul tem 3 800 metros, ambas com 60 metros de largura.
O aeroporto contará com infraestruturas complementares, tais como lojas, galpões, restaurantes, escritórios, bem como hotéis nas proximidades.
Para garantir uma ligação rodoviária viável com Luanda, a estrada EN-230, que liga Luanda a Malanje, que passa por Viana e Icolo e Bengo, foi alargada. A ligação ferroviária ao centro de Luanda através do Ramal do Aeroporto, bem como a Estação Ferroviária do Aeroporto, que liga-se ao terminal final do Caminho de Ferro de Luanda, a Estação Ferroviária do Bungo, é já uma realidade.