*20.02.14* – Embaixador José Marcos Barrica recebe Embaixadora da Tunísia em Portugal

Audiência com a Embaixadora da Tunisia 20.02.2014 008                                                                                                                                                                                                                                   

O Embaixador da República de Angola em Portugal recebeu no dia 20 de Fevereiro, nas instalações da Missão Diplomática uma visita de cortesia por parte da Embaixadora da República Tunisina em Portugal, Saloua Bahri.

Antes de ser nomeada Embaixadora em Portugal, a Embaixadora Saloua Bahri, serviu como Embaixadora da Tunísia na Roménia, como Ministra Plenipotenciária, e Directora Geral do Instituto Diplomático de Formação e Estudos, entre outros cargos de relevância.

A Embaixadora residente apresentou as suas cartas credenciais junto da Presidência Portuguesa a 15 de Janeiro de 2014.

Durante o encontro, foram passadas em revista alternativas para fortalecer a cooperação bilateral em matéria de comércio, economia e investimentos. De recordar que as duas nações africanas têm boas relações de cooperação que datam desde o período da luta de libertação nacional.

No final da visita a Embaixadora tunisina, mostrou-se visivelmente regozijada pelos progressos e desenvolvimento sem precedentes alcançados por Angola, reconhecendo o esforço do Executivo na melhoria das condições de vida da população.

Em 2005 durante um encontro organizado pela Embaixada de Angola em Túnis, o então Ministro das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, rubricou com o seu homólogo tunisino, Abdelbaki Hermassi, três acordos; sendo o primeiro nos domínios económico, comercial e técnico-científico, o segundo sobre a criação de uma comissão bilateral intergovernamental e, por último, um protocolo de cooperação política entre os ministérios angolano das Relações Exteriores e o tunisino dos Negócios Estrangeiros.

Maioritariamente as relações entre os dois países têm-se revelado mais profícuas na cooperação a nível comercial, e técnico.

Existem também outros interesses em comum por parte dos dois governos, nomeadamente quanto as questões relacionadas com a situação no continente africano, em particular os conflitos no Sudão, República Centro Africana (RCA) e em geral a situação nos Grandes Lagos.

 

 

 

 

 

 

 

FacebookTwitterGoogle+