4 de Fevereiro: Reflexão de Gerações
Portugal: “4 de Fevereiro” assinalado em Lisboa com palestra
O Dia do Início da Luta Armada contra o então sistema colonial português foi assinalado, sábado, em Lisboa, com uma palestra organizada pela Embaixada de Angola em Portugal.
Intitulada “04 de Fevereiro: Reflexão de Gerações”, a palestra foi orientada por quatro membros do MPLA em Portugal, designadamente o antigo combatente Eduardo Jacinto; o técnico superior de enfermagem, Agostinho Ferreira; e os médicos Miguel Kiassekoka e Armindo Queza.
Durante o acto, os oradores debruçaram-se sobre as repercussões do 4 de Fevereiro para a independência nacional, em 1975 e o significado para as novas gerações.
Depois de uma breve contextualização histórica da efeméride, Armindo Queza apelou à reconciliação e união de todos os angolanos, particularmente as novas gerações, que “têm responsabilidades acrescidas na construção da nação, para um futuro melhor”.
“À juventude não basta ser portadora de um diploma universitário, mas é muito importante que seja detentora de valores morais, como a humildade, o respeito pelos mais velhos e a obediência às hierarquias sociais e políticas”, adiantou Armindo Queza.
Entre outros, a palestra foi assistida e presidida pela ministra-conselheira, Isabel Godinho, em representação do embaixador, José Marcos Barrica e por membros do corpo diplomático e consular, assim como por representantes, em Portugal, de algumas formações politicais nacionais.
A actividade foi marcada com a entoação do Hino Nacional, seguido de um minuto de silêncio, em homenagem a todos os heróis nacionais tombados durante a luta de Libertação Nacional.
Galeria de Imagens