Indústria da região debatida em Harare

Fotografia: JA

Fotografia: JA

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, encontra-se desde ontem em Harare, Zimbabwe, onde participa na cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que tem lugar na quarta-feira.

A apreciação do projecto de estratégia e roteiro da industrialização da África Austral e a avaliação do plano estratégico e indicativo do desenvolvimento da SADC dominam os trabalhos da cimeira.
Os preparativos da terceira cimeira tripartida COMESA, EAC e SADC, a ter lugar em Junho, e o lançamento das negociações da Zona Livre de Comércio continental, assim como a apresentação do relatório da visita de uma delegação ao Lesoto e o ponto da situação dos casos de xenofobia ocorridos na África do Sul constam igualmente da agenda.
Estes documentos começaram a ser analisados ontem pelos peritos, os quais são posteriormente submetidos à análise do Conselho de Ministros da SADC, que começa amanhã em Harare.
Angola desempenha um papel fundamental na industrialização da África Austral, facto demonstrado pela reabilitação do Caminho-de-Ferro de Benguela, que pode vir a facilitar o escoamento de produtos provenientes da  República Democrática do Congo e da Zâmbia. A este factor junta-se também a aposta do Estado angolano na diversificação da economia.

FacebookTwitterGoogle+