Embaixador lança projecto para crianças manuscreverem a Constituição

 

O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, procedeu segunda-feira, em Lisboa, a apresentação pública de um projecto de edição da Constituição da República de Angola (CRA) numa obra literária manuscrita por crianças angolanas radicadas em Portugal.

A iniciativa da Embaixada de Angola em Portugal, que se enquadra no âmbito de uma campanha de educação patriótica visando festejar o 40º aniversário da independência nacional, envolverá 244, correspondendo simbolicamente aos 244 artigos da CRA.

Em cerimónia que visou também saudar o Dia Mundial da Criança (1 de Junho), Marcos Barrica, realçou o carácter inovador do projecto, “representando uma nova forma de estimulação do envolvimento das comunidades nos objectivos políticos da Nação, como perspectiva pedagógica de orientação patriótica dos cidadãos nacionais, em especial as crianças jovens na diáspora”.

Além de saudar os cinco anos de vigência da lei fundamental do país, são ainda propósitos do projecto a promoção do conhecimento e o incentivo ao debate em torno da carta magna angolana no seio das famílias angolanas em Portugal.

Para Marcos Barrica, “é urgente o envolvimento da comunidade e das famílias, especialmente a geração de crianças nascidas fora do país, por factores migratórios, nos factos históricos e políticos que fazem a nossa actualidade”.

“É um orgulho ver as nossas crianças terem o perfeito domínio do hino, da bandeira e da insígnia nacionais”, referiu ainda o embaixador sobre a acção que se estenderá até Outubro, contando com crianças angolanas dos cinco aos 13 anos residentes nas circunscrições consulares de Angola em Lisboa, Porto e Faro.

FacebookTwitterGoogle+