Embaixadora americana reafirma continuidade de apoio em programas angolanos

FOTO: FRANCISCO MIUDO

FOTO: FRANCISCO MIUDO

A embaixadora dos Estados Unidos em Angola, Helena La Lime, reafirmou hoje, quarta-feira, em Luanda, que o governo americano pretende continuar a ser um parceiro primordial para os angolanos no apoio em programas de sectores como saúde e educação.

A embaixadora manifestou a intenção durante a cerimónia de assinatura do protocolo para a realização do programa de Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde 2015 (IIMS- 2015) formalizada pelos ministérios do Planeamento e Desenvolvimento Territorial e pelo da Saúde.

De acordo com a responsável, o governo americano quer continuar a ser um parceiro primordial de Angola através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e do Plano de Emergência do Presidente para alívio da Sida.

Segundo a embaixadora, o governo dos Estados Unidos está a investir cinco milhões de dólares nesta iniciativa para capacitar os quadros angolanos que trabalham para o desenvolvimento do país. “Pessoalmente trabalhei para que esse investimento se torna-se realidade para o povo angolano, porque acreditamos que é possível que Angola tenha uma vida saudável e livre da Sida ”, referiu.

A embaixadora reconheceu igualmente o trabalho que os angolanos têm feito, com ênfase na implementação do referido inquérito durante meses. Referiu que o seu governo sente-se honrado por ser um parceiro nesta iniciativa que permitirá as autoridades angolanas profissionais de saúde compreender melhor a situação sanitária no terreno.

Os resultados vão facilitar o governo angolano a tomar decisões orçamentais e programáticas que vão aumentar o impacto positivo dos programas de saúde para os mais necessitados.

O inquérito avaliado em nove milhões e cem mil dólares norte americanos, tem como objectivos a recolha de estimativas internacionalmente comparáveis, de indicadores-chaves, que são usados para avaliar a situação das crianças e mulheres na área da saúde, educação, protecção da criança e VIH/SIDA, monitorar o progresso dos indicadores-chaves em direcção às metas nacionais e aos compromissos internacionais.

O IIMS2015 será realizado no segundo semestre do ano em curso, pelo Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, através do Instituto Nacional de Estatística, em colaboração com os ministérios da Saúde, Educação, Assistência e Reinserção Social, Família e Promoção da Mulher e da Juventude e Desporto.

O IIMS2015 contará igualmente com a assistência técnica e financeira de parceiros como Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Mundial da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a População (Fnuap) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

FacebookTwitterGoogle+