Chefe de Estado visita Abu Dhabi

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é aguardado hoje em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, para uma visita de Estado de três dias a este país do Médio Oriente que pode culminar com a assinatura de um acordo geral de cooperação.

O Chefe de Estado, que acaba de efectuar outra visita de Estado à China, chega a Abu Dhabi a meio da tarde, mas começa a cumprir o programa oficial apenas amanhã, devendo manter encontros com dirigentes dos Emirados Árabes Unidos e visitar empreendimentos económicos.
O embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, José Andrade de Lemos, esclareceu que o acordo geral de cooperação, a ser rubricado, pode impulsionar a assinatura de acordos sectoriais. O diplomata, que falava à imprensa angolana, informou que estão em curso contactos que visam o início de negociações para a assinatura dos instrumentos jurídicos da cooperação entre os dois países em vários domínios.
“Existem vários acordos de cooperação que estão a ser analisados para discussão e posterior assinatura, nomeadamente no domínio da cooperação económica, comercial e técnica, bem como nas áreas da energia, educação, migração, justiça e finanças”, informou.
Segundo José Andrade de Lemos, a deslocação do Presidente da República aos Emirados Árabes Unidos representa o reconhecimento, ao mais alto nível, dos benefícios mútuos que podem surgir do estreitamento das relações entre os dois países. A visita acontece na sequência de um convite formulado por Khalifa bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, transmitido por Abdullah bin Zayed Al Nahyan, ministro dos Negócios Estrangeiros, aquando da sua visita oficial a Angola, em Março de 2013. “Ambas as partes têm manifestado, em diversas ocasiões, vontade política de cooperação. Esta visita é extremamente importante para solidificar as suas intenções e confirmar junto do país de acolhimento a nossa vontade de reforçar as relações bilaterais”, disse.

Diversificação da economia

O embaixador considerou que Angola pode colher ensinamentos da experiência dos Emirados Árabes Unidos no processo de diversificação da economia. Destacou o facto deste país, apesar de ser um dos grandes produtores de petróleo, ter como prioridade a diversificação da sua economia, com a aposta em projectos relacionados com as energias renováveis.
Um bom exemplo disso, disse, foi o grande esforço que as autoridades deste país desenvolveram para albergar a sede da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA). “A grande experiência e ‘know how’ dos Emirados Árabes Unidos em termos de diversificação pode certamente jogar um papel importante na aposta do Executivo em termos de diversificação da economia angolana”, frisou José Andrade de Lemos.
Além disso, o diplomata disse existir um grande interesse por parte dos empresários dos Emirados Árabes Unidos para investir em Angola. “Todo o mundo acompanha a evolução da nossa economia nos últimos anos e as perspectivas. Por essa razão, muitos empresários locais têm demonstrado interesse junto da Embaixada, sendo que muitos deles procuram parcerias com empresários angolanos, particularmente nas áreas do comércio, construção e agricultura”, referiu, destacando os grupos GEAP Internacional e Al Naboodah, bem como a empresa Future Pipe Industries.

Emirates e TAAG

José Andrade de Lemos falou ainda sobre o acordo existente entre a TAAG e a Emirates, afirmando que a parceria vai tornar a companhia angolana competitiva, não só em África, mas também no Mundo. A Emirates é uma das dez grandes companhias aéreas do Mundo, com mais de 140 destinos em mais de 80 países e com uma cifra de negócios estimada em 18 mil milhões de dólares por ano.
Segundo o embaixador, a ideia geral que se tem de Angola nos Emirados Árabes Unidos é a de um país promissor e com grandes perspectivas de crescimento. “Graças ao trabalho de promoção da imagem de Angola que esta missão tem desenvolvido, os cidadãos dos Emirados Árabes Unidos começaram a ganhar maior interesse em conhecer a história, a cultura e as potencialidades do nosso país”, disse. O aumento das ligações aéreas entre os dois países, acrescentou, também contribui muito para um maior conhecimento da realidade angolana nos Emirados Árabes Unidos.
Formados por uma confederação de sete monarquias árabes (chamadas emirados e equivalentes a principados), cada uma detendo a sua soberania, os Emirados Árabes Unidos estão situados no sudeste da Península Arábica e fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital é Abu Dhabi, a segunda maior cidade, depois do Dubai, e o centro de actividades políticas, industriais e culturais.
Os Emirados Árabes Unidos possuem uma das mais desenvolvidas economias do Médio Oriente. O islamismo é a religião predominante e o árabe a língua oficial.

FacebookTwitterGoogle+