Presidente da República regressa a Luanda

Fotografia: José Cola

Fotografia: José Cola

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressou, ontem, a Luanda, depois de uma viagem de Estado que o levou à República da China e aos Emirados Árabes Unidos.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de boas-vindas do Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, do governador provincial de Luanda, Graciano Domingos, de membros do Executivo e do seu gabinete.
Na primeira etapa da sua  deslocação, o Presidente da República efectuou uma visita de Estado, de cinco dias, à China, a convite do seu homólogo Xi Jinping, destinada ao reforço  dos laços de cooperação e amizade  entre os dois países e à negociação de um novo pacote financeiro para Angola.
Na China, o Chefe de Estado desenvolveu uma intensa actividade, que incluiu uma visita de cortesia ao presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (Assembleia Nacional), Yu Zhengsheng, e um encontro com o Presidente Xi Jinping.
O Presidente da República visitou a Zona Económica Tecnológica de Tianjin, para se inteirar do grau de desenvolvimento da cidade e fez a deposição de uma coroa de flores na Praça de Tiananmen, e contactou com importantes grupos empresariais chineses .
Delegações dos dois países tiveram conversações oficiais e assinaram acordos, sendo de destacar  a realização do Fórum de Negócios entre China e Angola. Nos discursos oficiais, o Presidente José Eduardo dos Santos expressou claramente o interesse de Angola continuar a a manter uma relação privilegiada com a República Popular da China através de acções conjuntas nos  domínios das infra-estruturas  básicas e económicas.
A China é hoje um dos principais parceiros  de Angola em África nos mais variados domínios.

Emirados Árabes Unidos

O Presidente  da República deslocou-se aos Emirados Árabes Unidos, na sua primeira visita de Estado àquele país do Médio Oriente, a convite de Sua Alteza Sheikh Mohamed bin Zayed al Nahyan, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países. Em Abu Dhabi, o Presidente manifestou o desejo de promover uma cooperação bilateral multiforme e mutuamente vantajosa. Angola encara com muito interesse a ampliação da cooperação económica os Emirados Árabes Unidos.  Acompanharam o Chefe de Estado o chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, e os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, dos Transportes, Augusto Tomás, do Comércio, Rosa Pacavira, e da Energia e Águas, João Baptista Borges, bem como empresários.

FacebookTwitterGoogle+