Manuel Augusto está na Tanzânia

Fotografia: Jaimagens

Fotografia: Jaimagens

O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, encontra-se desde domingo em Dar-es-Salaam, na Tanzânia, onde representou, ontem, o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, na qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), na Terceira Cimeira de Emergência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países da África Oriental (EAC).

O Ministério das Relações Exteriores revela, em comunicado, que os líderes dos países da Comunidade dos Países da África Oriental reuniram-se para tentar, mais uma vez, solucionar a crise política que se alastra, desde Abril último, no Burundi, e que já causou 70 mortos  e a fuga de mais de 140 mil pessoas para os países vizinhos.
Durante o encontro, os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países da África Oriental avaliaram a situação actual do Burundi desde a realização da última cimeira, realizada a 31 de Maio último.
O Burundi realiza eleições presidenciais no dia 15 de Julho. As eleições legislativas e municipais tiveram lugar a 29 de Junho e não tiveram a presença de observadores da União Africana.
“Ao verificar que as condições exigidas não estão reunidas para a realização de eleições livres, regulares, transparentes e credíveis, em respeito pelas disposições da Carta Africana da Democracia, das Eleições e da Governança, a Comissão Africana não observou as eleições comunais e legislativas de ontem no Burundi”, declarou em comunicado a presidente da sua Comissão, Nkosazana Dlamini-Zuma.

FacebookTwitterGoogle+