Presidente está em Espanha

Fotografia: Francisco Bernardo

Fotografia: Francisco Bernardo

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, deixou na manhã de ontem Roma, com destino a Espanha, onde  cumpre uma visita privada.

O Chefe de Estado realizou de segunda a terça-feira uma visita oficial a Itália, durante a qual foram assinados dois memorandos de entendimento sobre cooperação económica e financeira e um terceiro instrumento jurídico sobre consultas políticas entre as diplomacias dos dois países.
Oportuna e extremamente proveitosa. Foi assim que o ministro Georges Chikoti resumiu a visita oficial do Presidente da República.
O ministro das Relações Exteriores, que falava numa entrevista colectiva, em Roma, salientou a franqueza e cordialidade com que decorreram os encontros do Chefe de Estado angolano com o seu homólogo Sérgio Mattarella, e com o primeiro-ministro, Matteo Renzi.
Georges Chikoti falou da importância dos novos acordos entre os Governos de Angola e da Itália, por darem um novo impulso na cooperação. O ministro das Relações Exteriores referiu-se às visitas do primeiro-ministro italiano a Angola, em 2014, e do Presidente José Eduardo dos Santos, como os dois marcos recentes na história das relações entre os dois países.
Segundo o ministro, como resultado ainda da visita do Presidente José Eduardo dos Santos à Itália, os Governos dos dois países acordaram em assinalar com solenidade os 40 anos do reconhecimento de Angola como nação independente. “O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação vai ao nosso país para assinalar connosco essa data histórica”, disse Georges Chikoti, recordando que a Itália foi o primeiro país ocidental a reconhecer a independência de Angola, em Fevereiro de 1976.

Expo Milão

O Presidente José Eduardo dos Santos foi informado, no último dia da visita oficial à Itália, sobre o decorrer da Expo Milão 2015. A comissária executiva na Expo Milão 2015, Albina Assis, fez uma breve exposição durante o encontro que teve com o Chefe de Estado. Desde a sua inauguração, o Pavilhão de Angola na Expo está entre os mais visitados. São milhares de visitantes por dia. Algo que resulta da beleza estética e dos motivos temáticos que fazem do Pavilhão uma vitrina através da qual se mostra Angola ao Mundo como um país de futuro, que soube recuperar dos tempos mais difíceis.

Reforço da cooperação

Os Governos de Angola e de Itália deram um passo importante para o reforço da cooperação económica, financeira e político-diplomática, ao assinarem, na segunda-feira, três memorandos de entendimento que vão permitir operacionalizar as consultas bilaterais sobre temas de interesse comum, no plano bilateral e internacional.Em suma, uma boa safra, já que os dois Governos passam a contar com novos instrumentos que vão permitir afinar a cooperação em questões como o desenvolvimento económico, com a definição de sectores estratégicos, especialmente da economia real, e a promoção e protecção do investimento privado.
Integraram a comitiva presidencial, na visita à Itália, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, e os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, da Defesa Nacional, João Lourenço, das Finanças, Armando Manuel, da Economia, Abraão Gourgel, da Agricultura, Afonso Pedro Canga, e altos funcionários do gabinete presidencial.

 

FacebookTwitterGoogle+