Embaixador de Angola recebe em audiência Embaixador italiano

No dia 13 de Outubro S.E. o Embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola em Portugal, Prof. Doutor José Marcos Barrica, recebeu em audiência o Embaixador de Itália em Portugal, Giuseppe Morabito, para uma visita de cortesia.

Durante a mesma, o diplomata angolano, e o seu homólogo italiano, analisaram os dividendos da paz e consolidação da reconciliação nacional que ocorrem no país. Foram ainda abordados assuntos relacionados com as “boas” relações de cooperação existentes entre os dois países.

Decorrido em clima de grande cordialidade, o encontro confirmou o bom estado das relações bilaterais e sublinhou a sólida e profunda afinidade existente entre Angola e Itália. A relação de amizade entre os dois países não é um fenómeno recente, uma vez que Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola. Actualmente assiste-se a um grande número de reuniões bilaterais, com vários acordos de cooperação do domínio político, económico, cultural, científico e na cooperação ao desenvolvimento.

Assistiram a audiência a Ministra Conselheira Isabel Godinho, o Conselheiro Evaristo António José, o Conselheiro de Imprensa Estêvão Alberto, a Adida Administrativa Dilma Esteves, e o Adido e chefe de Protocolo e Cerimonial, Aníbal da  Costa.

Durante a visita oficial do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a Itália em Julho, os governos de Angola e Itália assinaram três instrumentos de cooperação bilateral, com destaque para o desenvolvimento da agricultura.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística angolano, Itália foi o 11.º destino das exportações de Angola em 2014, no valor total de 131.736 milhões de kwanzas (965 milhões de euros), equivalente a uma quota de 2,29% do total.

Nas importações, Itália foi o 15.º país nas compras de Angola ao exterior, com uma quota de 1,74% do total e um montante de 49.137 milhões de kwanzas (360 milhões de euros).

A Itália é uma República parlamentar situada no sul da Europa com uma população de 60,8 milhões de habitantes e um total de 301 340 quilómetros quadrados.

FacebookTwitterGoogle+