Relações com UE são boas

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

A República de Angola tem boas relações com todos os países da União Europeia (UE), que consideram “irrelevante a resolução solicitada, recentemente, pela deputada Ana Gomes”, assegurou nesta quinta-feira, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores.

Em declarações à imprensa, à margem da sessão solene de abertura do novo Ano Parlamentar, Georges Chikoti declarou que aquela resolução “não tem nenhum impacto sobre a reputação política de Angola”.

Segundo o ministro, essa realidade deve-se ao facto de o país “não ter violado nada que tenha a ver com cidadãos angolanos”, sendo que os 15 jovens detidos, pelas autoridades, estão em prisão preventiva.

“Os governos, quando não têm todos os elementos que permitam a formulação, usam a prisão preventiva. Todos os países fazem isso e esses processos podem ser longos”, expressou o governante.

No seu entender, os argumentos da deputada Ana  Gomes “não representam qualquer cidadão angolano”.

Informou que as autoridades de Angola não têm  conhecimento de qualquer pressão internacional, à volta da prisão dos jovens, embora tenha recebido cartas da Amnistia Internacional e de alguns grupos.

“Não há pressão internacional. Recebemos algumas cartas da Amnistia Internacional e de alguns grupos, mas porque há falta de conhecimento da  interpretação da Lei em Angola”, vincou.

Georges Chikoti sustentou que o país tem uma  prisão preventiva igual a dos outros países,  sublinhando que isto é uma “previsão da Lei”.

FacebookTwitterGoogle+