Angola e Moçambique assinam acordo de promoção de investimentos

FOTO: HENRI CELSO

FOTO: HENRI CELSO

Um acordo de promoção e protecção de investimentos, e um memorando de entendimento para a cooperação no domínio da indústria, foram rubricados nesta segunda-feira, em Luanda, entre Angola e Moçambique.

O primeiro instrumento foi rubricado pelos ministros da diplomacia de Angola, Georges Chikoti, e de Moçambique, Oldemiro Baloi, enquanto o segundo foi assinado por este responsável e pela titular da pasta da Indústria de Angola, Bernarda Gonçalves Martins Henriques da Silva.

Ambos os instrumentos jurídicos foram assinados no âmbito da visita de Estado que o Presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, efectua à República de Angola desde domingo, para o reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois estados.

Em declarações à imprensa, após a cerimónia, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, realçou a importância das relações entre os dois países, que já resultaram na assinatura de 22 acordos e um memorando de entendimento, além do assinado hoje.

“Pelos acordos assinados indica que existem grandes intenções entre Angola e Moçambique, embora tenhamos feito pouco, mas existe um potencial muito grande entre os dois países, particularmente nas áreas do turismo, finanças, comércio, educação, petróleo e gás”, disse.

Disse que desde 1978, altura em que foi assinado o acordo geral de cooperação, pouca actividade foi feita, vaticinando que a visita do Presidente Nyusi vai relançar as relações entre Angola e Moçambique, pois existe um grande interesse e potencial que os empresários angolanos podem explorar.

O chefe da diplomacia angolana referiu que o acordo de promoção e protecção de investimentos rubricado, demonstra que os dois governos pretendem criar condições para maior cooperação entre Angola e Moçambique e um melhor ambiente para os empresários dos dois países.

Neste sentido, notou que no encontro realizado na manhã desta segunda-feira entre empresários dos dois países, houve uma grande vontade das duas partes de fazer mais.

“Esta manhã, os chefes de Estado recomendaram para que pudéssemos estimular os demais sectores para poderem fazer muito mais, por isso que assinamos o memorando no domínio da indústria, para facilitar o aprofundamento das relações”, disse.

Anunciou que nos próximos tempos será assinado um acordo de facilitação de vistos, que virá a juntar-se ao já existente de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.

“Com a facilitação de vistos em passaportes ordinários, acho que vamos continuar a estimular um bom ambiente para os empresários dos dois países”, realçou o ministro.

Referiu-se igualmente ao acordo assinado hoje, entre as companhias aéreas a TAAG (Angola) e a LAM (Moçambique), na perspectiva de acelerar a promoção de negócios e cooperação entre os dois estados.

FacebookTwitterGoogle+