Milhares de cidadãos participam no desfile central dos 40 anos da Independência Nacional

FOTO: PEDRO PARENTE

FOTO: PEDRO PARENTE

Milhares de cidadãos participaram, na Praça da República, em Luanda, no desfile central alusivo ao 40º aniversário da proclamação da Independência de Angola, que hoje, quarta-feira, se assinala.

À chegada ao recinto, o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, acompanhado da esposa, Ana Paula dos Santos, rendeu homenagem do primeiro Presidente de Angola e fundador da Nação, António Agostinho Neto, falecido a 10 de Setembro de 1979, na capital russa, Moscovo, depositando uma coroa de flores no seu sarcófago.

Entoado o Hino Nacional pela orquestra sinfónica “Kapossoka” e pela banda das Forças Armadas, seguiram os desfiles cívico e militar.

Cerca de seis mil 500 pessoas participaram na marcha representativa dos vários departamentos ministeriais, divididos em blocos, destacando-se os dos antigos combatentes, infantil, administração púbica, juventude e desportos, comunicação social, educação, saúde e ambiente.

A plateia aplaudiu ainda os blocos da indústria, construção e urbanismo, assim como os da agricultura e pescas, que incluíram quitandeiras com cestos a cabeça com produtos agrícolas e pescado.

Os carros alegóricos engalanados passaram igualmente pela pista. A exibição militar arrancou com a autorização pelo Comandante em Chefe, José Eduardo dos Santos, do início do desfile dos 24 blocos da polícia nacional e dos três ramos das Forças Armadas.

A polícia nacional apresentou-se com efectivos das forças de trânsito, ordem pública, guarda fronteira e de intervenção rápida. Os três ramos das forças militares mostraram-se todos com cadetes, dando a ideia de renovação, bem como com as suas respectivas unidades, destacando as dos comandos, forças especiais.

As forças castrenses manifestaram obediência ao Chefe de Estado, gritando “Comandante-em-Chefe, ordene, ordene, ordene”. Testemunharam a cerimónia dos Presidentes da África do Sul, Botwana, Congo, Congo Democrático, Guiné-Bissau, Namíbia, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O Brasil e Cuba se fizeram representar por Vice-presidente, enquanto Cabo Verde, Guiné Equatorial e Mali por primeiros-ministros. Testemunharam ainda os representantes do Zimbabwe, Senegal, Zâmbia, Portugal, Gana, China, Vietname e Nigéria, assim como antigos Presidentes de Moçambique, Cabo Verde e Gana.

FacebookTwitterGoogle+