Debatido incremento das relações parlamentares entre Angola e França

FOTO: CLEMENTE

FOTO: CLEMENTE

O desenvolvimento da cooperação entre os órgãos parlamentares de Angola e França foi avaliado em nesta quarta-feira, em Luanda, numa audiência que o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu ao embaixador francês, Silvain Itté.

De acordo com o embaixador de França em funções desde Novembro, no final de um encontro de cortesia, a ideia é de aproveitar a renovação dos dois parlamentos em função das eleições previstas para este ano nos dois países para iniciarem uma cooperação entre si.

Silvain Itté declarou que actualmente as relações económicas, políticas e estratégicas são “muito ricas” e França considera que Angola tem um papel “muito importante” a jogar na região austral e no continente africano, em geral.

Afirmou que o diálogo entre os dois governos é bom e gostaria que também fosse entre os órgãos legislativos, organizando trabalhos conjuntos para permitir aos deputados e senadores franceses trocar ideias e o intercâmbio político.

Declarou que o seu país, com cerca de 70 empresas a operar em Angola, está também interessada em participar no processo de diversificação da economia angolana, com destaque nos sectores agrícola e agro-alimentar.

Acreditar que a agência francesa de desenvolvimento vai voltar a marcar presença em Angola nos próximos meses para o incremento do investimento francês e desenvolver o relacionamento em todos os domínios.

Situado na Europa, a França é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e da Organização do Atlântico Norte (OTAN).

FacebookTwitterGoogle+