Mensagem do PR ao homólogo zambiano foi destaque da semana

FOTO: PEDRO PARENTE

FOTO: PEDRO PARENTE

A mensagem que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou ao homólogo zambiano, Edgar Lungu, foi destaque dos factos políticos veiculados pela Angop na semana que hoje, sábado, finda.

Foi portadora da missiva, cujo conteúdo não foi revelado, o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, que se faz acompanhar do secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Mereceu destaque também a apresentação do candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, num comício de pré-campanha, no município de Viana, em Luanda.

O candidato deu ênfase à diplomacia, que pretende ver ao serviço da economia. Sugeriu parcerias estratégicas na Região dos Grandes Lagos, com os países da América, Europa, Ásia e com os BRIC’s (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Nos últimos sete dias, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu felicitações dos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), pela forma como está a conduzir o processo de transição para a sucessão do poder político no país.

O facto foi relatado à imprensa pelo porta-voz e vice-presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, no final de uma audiência que o estadista angolano concedeu à delegação de bispos da instituição religiosa.

Mereceu também divulgação, a mensagem de saudações que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, enviou aos bispos da CEAST, reunidos na sua primeira assembleia de 2017, na Diocese de Benguela.

Na mensagem, o Presidente da República augura muitos êxitos à conferência e faz votos para que os resultados se venham a traduzir num significativo contributo à acção evangélica e social da Igreja Católica.

No decurso da semana, uma comitiva do CEAST deslocou-se ao edifício do Ministério da Administração do Território (MAT), onde se inteirou das atribuições deste departamento ministerial.

Entre outras funções, o MAT executa e avalia a política do Executivo angolano relativa à Administração Local do Estado.

Na mesma senda, deputados afectos à 4ª Comissão da Assembleia Nacional também inteiraram-se dos serviços do MAT, relativamente ao processo de Registo Eleitoral oficioso em curso no país desde 25 de Agosto de 2016.

No final da visita, os parlamentares concluíram que a empreitada, que termina a 31 desde mês, tem decorrido com a “total transparência”, e recomendaram a melhoria do sistema de informação e esclarecimento pontuais de eventuais dúvidas e reclamações.

Foi também destaque, a palestra em que foi ressaltado o papel e a solidariedade do ex-líder cubano, Fidel Castro, para com Angola.

A actividade marcou a celebração dos 40 anos da primeira visita oficial ao país do político e revolucionário da nação do mar do Caribe, a 22 de Março de 1977.

Na semana em análise, a Comissões Económica do Conselho de Ministros deu aval favorável ao plano de caixa referente ao mês de Abril deste ano, que contém a projecção das entradas e saídas dos recursos financeiros do período, em referência.

A sessão, orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aprovou, a par do relatório de balanço do plano de caixa de Fevereiro, a programação financeira referente ao II Trimestre de 2017.

Faz também eco, os diplomas legais aprovados pela Assembleia Nacional, com destaque para a Lei de Alteração à Lei 30/11, de 13 de Setembro, Lei das Micro, Médias e Pequenas Empresas, e a nova Lei Orgânica do Regimento do Parlamento.

A sessão anuiu também a resolução sobre o relatório de Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado, referente ao III trimestre de 2016, bem como a resolução que aprova a Ratificação pelo Presidente da República, à constituição da Comissão Africana da Aviação Civil, entre outros.

Destacou-se também o Debate Mensal na Assembleia Nacional, como tema “A qualidade, a segurança e a conservação da rede viária e infra-estruturas do país”, proposto pelo Grupo Parlamentar da UNITA.

Durante a discussão foi reconhecido o esforço que Angola tem feito no domínio da reabilitação e modernização da rede viária e de outras infra-estruturas económicas e sociais importantes para o desenvolvimento do país.

Mereceu destaque o 29º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, considerada a maior disputa entre forças regulares ocorrida na África Austral, assinado a 23 de Março.

A efeméride marca a derrota imposta pelas ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) aos militares do antigo regime do apartheid sul-africano que, na altura, invadiu Angola a partir desta região sudeste do país.

FacebookTwitterGoogle+