Embaixador Marcos Barrica visita Região Autónoma da Madeira

Foto: Cedida

Foto: Cedida

O embaixador angolano em Portugal, José Marcos Barrica, visitou nos dias 27 e 28 do corrente, na Região Autónoma da Madeira, projectos de investigação científica desenvolvidos pela Universidade da Madeira nas áreas da agro-indústria, tecnologias de informação e turismo.

À chegada ao Arquipélago da Madeira, Marcos Barrica foi recebido pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, tendo os dois interlocutores se debruçado sobre as relações de amizade e cooperação entre Angola e Portugal, e particularmente entre Angola e a região autónoma da Madeira.

Acompanhado de funcionários do corpo diplomático angolano em Portugal, entre os quais o conselheiro, o adido de imprensa, o adido administrativo para o protocolo e a chefe de sector de estudantes, designadamente Evaristo José, Estêvão Alberto, Aníbal da Costa e Maria Andrina Rescova, Marcos Barrica manifestou o desejo de ver alguns destes projectos de investigação científica virem no futuro beneficiar estudantes angolanos, fundamentalmente na formação em tecnologias de informação, turismo (ecoturismo) e agro-indústria, para responder os grandes desafios da diversificação da base económica do país.

A visita teve como objectivo responder o convite formulado pela Universidade da Madeira e promover as vantagens e oportunidades de negócios em Angola. Aos presentes, o diplomata transmitiu os esforços que estão a ser empreendidos pelo Executivo angolano, nomeadamente no que diz respeito ao processo de construção e reconstrução do país, à diversificação da economia, à formação de quadros e à estabilidade política.

Já o reitor da Universidade da Madeira, José Manuel Cunha Leal Molarinho Carmo, defendeu o reforço dos laços de cooperação académica.

No seu roteiro, a delegação da Embaixada percorreu vários departamentos daquela instituição académica do ensino superior, nomeadamente os laboratórios de engenharia electrónica, civil, de exercício, saúde e performance, a biblioteca, o centro de química da Madeira e o banco de Germoplasma ISOPlex, (entre outros).

Marcos Barrica reuniu-se ainda com a Associação de Comércio e Industria do Funchal (ACIF) e respectivos empresários, encontro que versou essencialmente sobre a possibilidade de cooperação com empresas especializadas em tecnologias de informação, turismo (ecoturismo) e agro-indústria interessadas em investir no país.

Na sua abordagem, o diplomata angolano considerou de “importantes” as capacidades insulares da ilha da Madeira que na sua visão, “podem servir para a formação de quadros angolanos, em área como as tecnologias de informação e indústria alimentar, turismo”, pois “a Madeira é muito forte no domínio da investigação aplicada”.

Marcos Barrica visitou também a ACIN-Solutions, empresa vocacionada à comercialização e manutenção de Equipamento e Aplicações Informáticas para a Administração Pública, em sistema de Cloud (nuvem), tendo o seu administrador e fundador Luís de Sousa, manifestado interesse em fazer negócios em Angola.

A terminar a sua visita à Madeira, aquele dirigente teve um encontro de cortesia com o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, com quem abordou igualmente questões atinentes as relações entre Angola e Portugal, e particularmente as relações entre Angola e a Madeira.

A Região Autónoma da Madeira constitui uma das regiões autónomas de Portugal, correspondendo territorialmente ao arquipélago da Madeira sendo o seu vizinho marítimo mais próximo o arquipélago espanhol das Canárias, situado ao largo de Marrocos, na África.

Segundo escritos, a Madeira é a segunda região mais rica de Portugal, com um PIB per capita de 103% (acima da média Europeia).

É um arquipélago bastante turístico durante todo o ano, devido ao seu clima com temperaturas amenas tanto no inverno como no verão e também famoso pelo seu espectacular fogo-de-artifício no Ano Novo, classificado como o maior espectáculo pirotécnico do mundo na passagem de ano de 2006 para 2007, assim como pelo seu vinho licoroso característico conhecido mundialmente vinho da Madeira, pelas suas flores e pelas suas paisagens com montanhas abruptas, vales verdejantes e floridos, o panorama do mar e das escarpas do litoral e pelas suas praias de areia dourada da ilha do Porto Santo.

FacebookTwitterGoogle+