Embaixador Marcos Barrica recebe homólogo da República Federal da Nigéria
O embaixador José Marcos Barrica recebeu hoje, em audiência, o seu homólogo da Nigéria, Adesesan Olatunde, com quem abordou assuntos atinentes as relações entre os respectivos países.
Durante o encontro de cortesia, José Marcos Barrica fez uma síntese da situação política e socioeconómica do país.
No encontro, os dois interlocutores defenderam o aumento da cooperação entre Angola e a Nigéria, dois maiores produtores de petróleo na África Subsariana.
De partida para Angola, onde será o próximo embaixador da Nigéria, Olatunde agradeceu ao embaixador José Marcos Barrica pela forma esclarecedora como lhe transmitiu a real situação do país.
Angola e Nigéria têm uma longa história de cooperação mútua e assistência que data de há longos anos.
Angola e Nigéria estão representadas em diferentes blocos económicos regionais, onde são membros influentes, Angola na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEAC) e a Nigéria, na Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO). Os dois países são membros da Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP) e da Comissão Golfo da Guiné.
Mantêm excelentes relações bilaterais de cooperação, sobretudo nos domínios político-diplomático, defesa e segurança, petróleo, educação, cultura e transportes.
O embaixador José Marcos Barrica recebeu hoje, em audiências separadas os embaixadores da Ucrância e da Letónia, respectivamente.
Assistiram a audiência, o conselheiro, Evaristo José, o Adido de imprensa, Estêvão Alberto e a adida administrativa, Dilma Esteves.