Investidura de João Lourenço à Presidente da República

A investidura de João Lourenço no cargo de Presidente da República de Angola e a constituição da Assembleia Nacional, com a tomada de posse dos deputados eleitos nas eleições gerais de 23 de Agosto último, constituíram, entre outros, os destaques políticos da semana.

O novo Chefe de Estado assumiu a cadeira presidencial em substituição de José Eduardo do Santos, na sequência das eleições gerais vencidas pelo partido MPLA.

A cerimónia decorreu na Praça da República, serviu também para a investidura do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, foi orientada pelo presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, na presença de mais de 30 mil pessoas, incluindo Chefes de Estados e de Governo convidados.

Duzentos e 19 deputados, dos 220 eleitos nas eleições gerais de 23 de Agosto último, para um mandato de cinco anos, tomaram os seus assentos no parlamento, em cerimónia orientada pelo deputado Fernando da Piedade Dias dos Santos, que foi reconduzido no cargo de presidente da Assembleia Nacional.

Dos 220 deputados eleitos no pleito, 59 são mulheres e 161 são homens. A IV Legislatura da Assembleia Nacional contará com 150 deputados do MPLA, 51 da UNITA, 16 da coligação CASA-CE, dois do PRS e um da FNLA.

Ainda nesta semana, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou e conferiu posse a 32 ministros, 18 governadores e aos membros do seu gabinete.

No Palácio Presidencial, João Lourenço referiu que os olhos do mundo estão virados para Angola, “a julgar pela expectativa à volta do que este executivo fará nos próximos anos”.

Considerou que o novo Executivo tem um desafio a enfrentar e vencer, concretamente a diversificação da economia, o combate às assimetrias e a garantia de bens e serviços à população.

O Presidente da República recebeu em audiência conjunta, no Palácio Presidencial, vários músicos angolanos, num encontro que contou com a presença do cantor maliano Salif Keita.

No encontro com o Chefe de Estado angolano, os músicos Elias Diakimuezo, Yola Semedo, Matias Damasio, Kyaku Kyadaff e Salif Keita abordaram questões ligadas ao desenvolvimento do país, bem como da arte musical.

FacebookTwitterGoogle+