Angola e Gabão avaliam cooperação e segurança regional

Presidente da República (à dir.), João Lourenço, recebe homólogo do Gabão, Ali Bongo Ondimba FOTO: PEDRO PARENTE

Presidente da República (à dir.), João Lourenço, recebe homólogo do Gabão, Ali Bongo Ondimba
FOTO: PEDRO PARENTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA (À DIR.), JOÃO LOURENÇO, RECEBE HOMÓLOGO DO GABÃO, ALI BONGO ONDIMBA FOTO: PEDRO PARENTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA (À DIR.), JOÃO LOURENÇO, RECEBE HOMÓLOGO DO GABÃO, ALI BONGO ONDIMBA
FOTO: PEDRO PARENTE

Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e do Gabão, Ali Bongo Ondimba, analisaram nesta quinta-feira, em Luanda, a cooperação entre os dois países e a segurança na África Central.

Os estadistas reúniram-se no quadro da visita de algumas horas que Ali Bongo Ondimba efectua a Angola.

Ali Bongo é igualmente Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), da qual Angola é membro.

A propósito da deslocação de Ali Bongo, o director para África e Médio Oriente do Ministério angolano das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, disse que a cooperação económica entre os dois países esteve estagnada e abaixo do nível das relações políticas.

Explicou que existem, desde  1979, acordos entre os dois estados nos domínios dos petróleos, educação, agricultura e pescas, mas que precisam de ser revistos e adaptados a realidade actual.

Admite a possibilidade do relançamento da comissão mista, para a promoção de uma cooperação construtiva e para o bem-estar das populações.

Anunciou que a capital gabonesa, Libreville, acolhe em Março próximo a cimeira do Conselho de Paz e Segurança da África Central que vai avaliar a estabilidade regional, defesa, terrorismo, mercenarismo, entre outros males.

 

FacebookTwitterGoogle+