Angola recebe informações sobre paz no Lesotho

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO (À DIR.) COM A SECRETÁRIA EXECUTIVA DA SADC, STERGOMENA LAWRENCE TAX  FOTO: PEDRO PARENTE

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO (À DIR.) COM A SECRETÁRIA EXECUTIVA DA SADC, STERGOMENA LAWRENCE TAX
FOTO: PEDRO PARENTE

28 Fevereiro de 2018 | 19h42 – Actualizado em 28 Fevereiro de 2018 | 20h02

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta quarta-feira informações sobre os progressos alcançados no Reino do Lesotho, país que viu a sua situação política agudiza em Setembro do ano transacto com o assassinato do chefe do estado-maior do exército.

As informações foram passadas pela secretária executiva da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Stergomena Lawrence Tax, organização sub-regional que tem naquele país uma força de paz.

No final do encontro, Stergomena Lawrence Tax informou à imprensa que o Chefe de Estado angolano manifestou a intenção de continuar a prestar o seu apoio ao processo em curso no Lesotho.

Outro assunto que mereceu atenção no encontro foi os preparativos para as eleições na República Democrática do Congo, agendada para 23 de Dezembro deste ano, compromisso assumido pelos actores políticos do país.

Explicou que depois da conclusão do registo dos eleitores, segue-se o processo de formação para os agentes eleitorais.

No foco da situação da RDC está a remarcação das eleições gerais que passaram de  31 de Dezembro de 2017 para  23 de Dezembro de 2018.

Essa situação levou a que a oposição exigisse a saída do Presidente Kabila que constitucionalmente está impedido de voltar a concorrer ao mandato presidencial.

O adiamento alimentou suspeitas de que Joseph Kabila tente eliminar limites constitucionais de mandato, o que deixa latente uma convulsão social interna com prováveis consequências para os países vizinhos.

Angola, Lesotho e República Democrática do Congo integram a SADC, uma organização de integração sub-regional.

FacebookTwitterGoogle+