Angola participa em fórum de mulheres e meio ambiente no Níger

MINISTRA DO AMBIENTE, PAULA FRANCISCO FOTO: PEDRO PARENTE

MINISTRA DO AMBIENTE, PAULA FRANCISCO
FOTO: PEDRO PARENTE

01 Março de 2018 | 15h00 – Actualizado em 01 Março de 2018 | 15h00

A ministra do Ambiente, Paula Francisco, encontra-se desde quarta-feira no Níger, onde vai participar de 1 a 2 de Março no Fórum de Mulheres e Meio Ambiente, enquadrado nas celebrações do Dia Africano do Ambiente, assinalar-se dia 3 deste mês.

Neste encontro, segunda uma nota de imprensa deste pelouro, chegada hoje (quinta-feira) à Angop, os participantes de vários países africanos vão discutir e adoptar os objectivos e a agenda em torno dos esforços empreendidos pela União Africana no que concerne aos desafios do meio ambiente, a migração e igualdade de género no continente africano.

Neste encontro, Angola, Burkina Faso, Níger e Sudão vão a apresentar lições aprendidas sobre os esforços no empoderamento das mulheres e acesso destas à terra.

O fórum vai, de igual modo, analisar e discutir a questão sobre o fortalecimento do papel das mulheres na gestão de recursos naturais, com a apresentação do caso de gestão das florestas comunitárias na Gâmbia e do Grande Muro Verde no Senegal.

A integração da governança dos recursos naturais em processos de mediação e construção da paz e prevenção de conflitos, esquemas de micro-financiamento em apoio aos repatriados e pacotes de financiamento inclusivos para o empreendedorismo das mulheres para melhorar a resiliência são outros temas em agenda para este evento.

A abertura do fórum será presidido pelo ministro do Níger para os Assuntos de Género e da Criança, Elbak Adam Zeinabou,

O Fórum sobre Mulheres e Meio Ambiente realiza-se em homenagem a activista ambiental queniana Wangari Maathai, que venceu o prémio Nobel da paz, em 2004, no quadro do seu contributo na defesa e luta dos direitos das mulheres, através do seu Movimento Cinturão Verde Pan-Africano, que plantou mais de 30 milhões de árvores.

Foi a 03 de Março de 2002, que a União Africana declarou este dia como sendo o Dia Africano do Ambiente e desde 2013, também passou-se a designar como dia de Wangari Maathai.

FacebookTwitterGoogle+