BPC pretende optimizar serviços bancários no país
19 Março de 2018 | 17h43 – Actualizado em 19 Março de 2018 | 17h43
O Banco de Poupança e Crédito (BPC) inicia ainda este mês a disponibilizar o crédito salário e uma linha de financiamento para o sector produtivo do Banco de Desenvolvimento Africano (BDA), anunciou hoje o seu presidente do conselho de administração, Alcides Safeca.
O gestor falava durante um encontro de auscultação com empresários, clientes e gestores bancários das províncias da Lunda Norte e Lunda Sul), que serviu ainda para apresentar o plano de restruturação em curso no banco.
Alcides Safeca, sem revelar o montante a disponibilizar para empréstimos, disse que no campo do plano de restruturação, criou-se uma equipa de assessoria do conselho de administração, direcções da área comercial, para negócios e da banca institucional, para um atendimento diferenciado dos serviços que o BPC pretende brindar os seus clientes.
Segundo o responsável, para melhorar os serviços, a instituição vai no decurso deste ano, apostar na potencialização e formação de recursos humanos, para que tenham ética, responsabilidade e uma conduta digna diante do cliente.
Questionado acerca da abertura de balcões/BPC nos municípios e localidades mais recônditas da região, o responsável disse que logo forem ultrapassadas alguns constrangimentos financeiros será possível colocar correspondentes bancários, para prestarem serviços nestas zonas.
Alcides Safeca disse que todas as preocupações apresentadas pelos clientes serão levadas em conta, prometendo evitar burocracia na celeridade dos processos a creditar, bem como responsabilizar disciplinarmente aquele funcionário que apresentar má conduta.
A propósito do assunto, o representante da Associação Industrial de Angola (AIA), Ernesto Choia, enalteceu a iniciativa do BPC em reunir com os empresários.
O empresário Abel Lima disse esperar do conselho da administração do BPC a concessão de crédito às cooperativas agrícolas organizadas, maior celeridade de vários pacotes existentes, para que o processo da diversificação da economia seja um facto e venha contribuir na diminuição da fome e a pobreza no seio das famílias.
A delegação foi recebida pelo governador em exercício da Lunda Sul, Evanerson Kaputu.
A Direcção Regional do BPC que compreende as províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte, conta com um total de 370 trabalhadores e tem cobertura em 18 dos 23 municípios das três regiões e um universo de 209 mil 956 clientes.