Embaixada de Angola em Portugal alberga Palestra subordinada ao tema: “Prevenção em Saúde – Diagnóstico e Intervenção Precoce”
23.03.2018
Uma palestra subordinada ao tema “Prevenção em Saúde – Diagnóstico e Intervenção Precoce” foi realizada hoje, sexta-feira no auditório da Embaixada de Angola em Portugal, com o intuito de sensibilizar e informar sobre a necessidade de diagnóstico precoce de algumas doenças e respectivo tratamento.
A referida palestra inscrita no Programa Geral de Actividades da Missão Diplomática em Portugal, foi proferida pelo Professor Doutor Augusto Cassul, MD, Ph.D., Professor Universitário da Faculdade de Medicina de Lisboa, Universidade Católica de Angola; Médico Especialista em Otorrinolaringologia no Centro Hospitalar Lisboa Norte (HSM); Investigador do Centro de Investigação Científica de Otorrinolaringologia e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB).
Segundo o palestrante, Doutor Augusto Cassul “se houvesse uma cultura de check-up regular, as probabilidades de surgirem complicações hospitalares seria reduzida significativamente”. Augusto Cassul fez saber que no aspecto do ‘screening’ “o continente africano ainda mostra indicadores muito preocupantes comparados com outros continentes, contudo já se registam melhorias significativas” nesse aspecto.
O palestrante versou também sobre as doenças de foro oncológico, tendo ilustrado os presentes sobre os avanços científicos no que as referidas doenças diz respeito, tendo salientado que de acordo com a OMS, em 2030 prevê-se um aumento global de 21, 4 milhões de novos casos de cancro, e 13, 5 milhões de mortes.
No final da palestra o Embaixador José Marcos Barrica, agradeceu os conhecimentos transmitidos e ressalvou que de facto é necessário haver uma `cultura de prevenção´, informou ainda que na senda dos anos anteriores o ciclo de palestras irá continuar.
Fizeram-se presentes ao evento o Cônsul-Geral de Angola em Lisboa, Dr. Narciso Júnior do Espírito Santo, diplomatas, funcionários e membros da sociedade civil.