Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor – 23 de Abril
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor foi instituído pela UNESCO em novembro de 1995, com o objectivo de promover a leitura, a publicação de livros e simultaneamente proteger os direitos autorais.
A escolha da data tem por base a lenda catalã de S. Jorge, cujo dia se comemora a 23 de abril. Segundo a qual, São Jorge matou o dragão que atemorizava o povo, e do sangue do dragão nasceu uma rosa que o santo deu de presente à sua princesa. Por isso, nesta data manda a tradição que os cavalheiros ofereçam uma rosa vermelha às suas damas. Em troca, estas devem oferecer-lhes um livro.
Assinala-se também neste dia a morte de dois dos mais famosos escritores de sempre: William Shakespeare e Miguel de Cervantes, no ano de 1616.
Em Angola, a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (DNDAC), é o órgão do Ministério da Cultura encarregue da questões relacionadas com a protecção, defesa dos direitos de autor e da propriedade intelectual.
A Embaixada de Angola em Portugal, tem ao dispor do público, uma Biblioteca com bibliografia diversa, para consulta presencial, de 2ª a 6ª, das 9h30 às 16h00.