Angola capta investimento no fórum Japão-África

ENCONTRO ENTRE DELAGAÇÕES DE ANGOLA E DO JAPÃO (ARQUIVO) FOTO: ALBERTO JULIÃO

ENCONTRO ENTRE DELAGAÇÕES DE ANGOLA E DO JAPÃO (ARQUIVO)
FOTO: ALBERTO JULIÃO

02 Maio de 2018 | 12h35 – Actualizado em 02 Maio de 2018 | 12h40

Angola vai participar no fórum Económico Público-privado Japão-África, a decorrer quinta e sexta-feira, em Joanesburgo, África do Sul, com o objectivo de captar investimento nipónico para o desenvolvimento do continente berço.

Para o efeito deslocou-se na manhã de hoje, àquela cidade sul-africana, uma delegação chefiada pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, e que integra o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, entre quadros séniores de ambos os pelouros.

Em declarações à Angop, no aeroporto de Luanda, o director Nacional de Integração, Cooperação e Negócios Internacionais do Ministério da Economia e Planeamento, António Marcolino Pombal, disse que Angola tem programas internos que pretende potenciar com investimento directo e externo do Japão.

“O Japão já investe em Angola em alguns domínios, mas nós queremos fortalecer o investimento e criar parcerias empresariais, de modo a que os empresários angolanos tenham possibilidade de desenvolver o seu negócio com empresários japonêses”, explicou.

António Marcolino Pombal  considera que o encontro serve ‘também para fortalecer as relações entre o Japão e os estados africanos. Revelou que o país do sol nascente é um dos principais investidores no continente e tem feito inúmeros investimento para o desenvolvimento sustentável de vários países africanos, inclusive de Angola.

“Neste encontro vamos analisar caminhos para os africanos desenvolverem as suas economias nos diferentes sectores, com destaque para o social, investimento direito, ambiente de negócios, e outros que permitam a criação de melhores condições de vida para as populações”, concluiu.

O fórum Japão-África para a Promoção de Negócios foi decidido na sexta cimeira da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD), realizada, em 2016 em Nairobi, no Quénia, pelos chefes de Estado e de Governo de África e do Japão.

O evento, com periodicidade trianual, visa favorecer, não apenas a criação de parcerias entre os actores privados africanos e japoneses mas também, encorajar os meios de negócios nipónicos a investir directamente no continente africano.

FacebookTwitterGoogle+