Angola informa japoneses sobre ambiente de negócios

MINISTRO DA ECONOMIA E PLANEAMENTO, PEDRO LUÍS DA FONSECA FOTO: PEDRO PARENTE

MINISTRO DA ECONOMIA E PLANEAMENTO, PEDRO LUÍS DA FONSECA
FOTO: PEDRO PARENTE

A delegação angolana ao Fórum Económico Japão-África informou, sexta-feira, as autoridades e os empresários japoneses sobre as medidas em implementação no país para criar um ambiente de negócios acolhedor ao sector privado e ao investimento estrangeiro.

Esta informação foi tornada pública hoje, em Joanesburgo, pelo ministro da Economia, Pedro Luís da Fonseca, que, em companhia da titular da pasta da Indústria, Bernarda Martins, representou Angola ao Fórum Económico Público-Privado Japão-África, realizado no centro de convenções de Sandton, em Joanesburgo, nos dias 3 e 4 de Maio.

O governante disse que, no encontro mantido com o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Hiroshige Sek, “foi transmitida uma fotografia real de Angola”, que, certamente, “mobilizou e sensibilizou a atenção dessa autoridade japonesa para futuros contactos e aprofundamento das relações de cooperação”.

Ainda de acordo com Pedro Luís da Fonseca, a delegação angolana manteve igualmente encontros separados com representantes de algumas marcas multinacionais, destacando-se a Toyota e Toshiba, que também foram informados sobre o que está a ser feito em Angola a favor do investimento privado, visando o crescimento económico do país.

Os representantes de Angola ao Fórum Económico Japão-África interagiram também com Hirofumi Yoshimura, Prefeito de Osaka, a maior cidade industrial do Japão e que acolherá a Exp2025.

Na opinião do ministro Pedro Luís da Fonseca, o Fórum foi frutífero e uma “grande oportunidade para Angola” em dar a conhecer os esforços do actual Executivo em dinamizar o processo de estabilização macroeconómica, e estimular o sector privado a contribuir para o crescimento económico e na melhoria das condições de vida das populações angolanas.

Para que o sector privado possa desenvolver eficazmente e competir nos outros mercados, quer regionais quer internacionais, o governante admitiu a possibilidade de Angola buscar a parceria japonesa para a construção de infra-estruturas de suporte aos sectores da agricultura, industria e social.

O Fórum Económico Público-Privado Japão-África foi um evento co-patrocinado pelo governo Japonês e pela Organização de Comércio Exterior do Japão (JETRO), em colaboração com o governo da África do Sul.

O fórum Japão-África foi instituído na sexta cimeira da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD), realizada em 2016, em Nairobi, no Quénia, pelos chefes de Estado e de Governo de África e do Japão.

O evento, com periodicidade plurianual, é uma plataforma de oportunidades de negócios para empresas japonesas e de países africanos, e que também serve para discutir sobre as formas em que o sector público e privado podem trabalhar juntos para impulsionar o investimento, promover o desenvolvimento e fazer melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

FacebookTwitterGoogle+