Arte angolana exposta em Portugal

PRODUTOS ANGOLANOS EXPOSTOS NO ENCONTRO DO DIA DE AFRICA FOTO: CEDIDA

PRODUTOS ANGOLANOS EXPOSTOS NO ENCONTRO DO DIA DE AFRICA
FOTO: CEDIDA

10 Maio de 2018 | 17h53 – Actualizado em 10 Maio de 2018 | 21h59

Várias obras de artes de criadores angolanos estiveram expostas hoje, quinta-feira, em Lisboa, Portugal, num encontro do grupo de embaixadores africanos, no âmbito dos festejos do 25 de Maio, Dia de África.

O evento serviu para as embaixadas africanas, acreditadas em Portugal, apresentarem obras artísticas que identificam a cultura de cada país africano, presente no encontro.

Na ocasião, o director-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Pedro Pereira, disse que os laços que ligam a República Portuguesa e os países africanos, em especial os de expressão portuguesa, são fortes e de grande amizade.

Segundo o responsável luso, Portugal sempre deu primazia à cooperação com África, por isso continua empenhado na expansão da língua portuguesa no continente berço da humanidade.

 África, garantiu, continuará a merecer um lugar de destaque nas relações com Portugal, tanto no plano bilateral como multilateral.

Na cerimónia estiveram presentes o embaixador de Angola junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Luís de Almeida, o cônsul-geral de Angola em Lisboa, Narciso Espírito Santo, a ministra conselheira, Isabel Godinho, entre outros diplomatas de países africanos acreditados em Portugal.

O Dia de África é celebrado a 25 de Maio, porque foi nesta data, em 1963, que se fundou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana.

FacebookTwitterGoogle+