Apresentado o livro do Ministro Conselheiro Mário Augusto, “Os Conflitos em África e a Experiência de Angola na sua Resolução”
O Ministro Conselheiro da Representação Permanente da República de Angola junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Mário Augusto, apresentou o seu livro na sede da CPLP em Lisboa, no dia 21 de Junho.
Editado pela Guerra & Paz, “Os Conflitos em África e a Experiência de Angola na sua Resolução“, constitui uma análise da situação política, económica e social de África, bem como aponta os caminhos a percorrer para que os governos africanos possam entrar numa nova era de paz e estabilidade, conducente a um melhor clima de negócios, para uma maior captação de investimentos que contribuam para um desenvolvimento económico e social abrangente, com vista a proporcionar o bem-estar às populações.
Apresentado pelo jornalista e comentador da RTP África, Abílio Bragança Neto, a obra permite segundo este, perceber a importância de Angola na resolução de conflitos de guerra, bem como espelhar a diplomacia do Pan-africanismo através da diplomacia dos países de língua portuguesa, em particular a de Angola.
De acordo com o também advogado, a diplomacia angolana tem como base a defesa da soberania dos Estados, sendo que o país elevou a sua política diplomática a partir da primeira entrada no Conselho de Segurança da ONU.
Mário Augusto é licenciado em Direito, especializado em Direito e Comunicação, e em Relações Internacionais Africanas pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Advogado e Jornalista exerceu as funções de consultor jurídico da Imprensa Nacional, E.P. e assessor da Direcção de Informação da Agência Angola Press (ANGOP). É também autor do livro “As Nações Unidas no Contexto do Direito Internacional” em 2005.
Estiveram presentes na cerimónia, a ministra Conselheira da Embaixada de Angola em Portugal, Isabel Godinho, Embaixador de Angola na CPLP, Luís José de Almeida, Cônsul geral de Lisboa, Narciso do Espírito Santo, diplomatas, estudantes e membros da comunidade angolana residente em Portugal.
O evento teve o apontamento musical de Tonecas Prazeres.