Presidente João Lourenço felicita EUA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO FOTO: FRANCISCO MIÚDO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO
FOTO: FRANCISCO MIÚDO

03 Julho de 2018 | 18h09 – Actualizado em 03 Julho de 2018 | 18h09

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou o seu homólogo dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, por ocasião do 4 de Julho, dia da independência daquele país, soube a Angop hoje, terça-feira.

Em mensagem enviada ao Presidente dos EUA, João Lourenço considera a data de transcendente significado histórico para a determinação do povo norte-americano.

“Quero manifestar-lhe o desejo do Executivo angolano de ver reforçados os nossos laços de amizade e de cooperação nos diversos domínios”, refere.

O 4 de Julho marca o dia da Declaração de Independência de 1776, ano em que 13 colónias declararam a separação formal do Império Britânico.

Os Estados Unidos da América e Angola estabeleceram relações diplomáticas formais em 1993. O sector da energia está no centro das relações.

Desde o fim da guerra em Angola, em 2002, os objectivos da política externa dos Estados Unidos da América em Angola têm sido o de promover e fortalecer as instituições democráticas, bem como a prosperidade económica, melhorar a saúde, consolidar a paz e a segurança.

Os EUA participaram ainda, em parceria com Angola, na remoção de minas terrestres. O Ex-ImBank norte-americano dispõe de uma linha de crédito de apoio às exportações norte-americanas para Angola.

A Câmara de Comércio Estados Unidos-Angola dedica-se à promoção do comércio e investimento entre os dois países.

FacebookTwitterGoogle+