Embaixador angolano em Portugal inicia funções

CARLOS ALBERTO SARAIVA DE CARVALHO FONSECA - EMBAIXADOR EXTRAORDINÁRIO E PLENIPOTENCIÁRIO DE ANGOLA NA REPÚBLICA DE PORTUGAL FOTO: CORTESIA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

CARLOS ALBERTO SARAIVA DE CARVALHO FONSECA – EMBAIXADOR EXTRAORDINÁRIO E PLENIPOTENCIÁRIO DE ANGOLA NA REPÚBLICA DE PORTUGAL
FOTO: CORTESIA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

11 Julho de 2018 | 19h25 – Actualizado em 11 Julho de 2018 | 19h49

O diplomata Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca entregou nesta quarta-feira, em Lisboa, às suas cartas credenciais ao Chefe de Estado Português, Marcelo Rebelo de Sousa, iniciando as funções de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República de Portugal.

Nomeado a 17 de Maio do corrente ano, pelo Presidente da República, João Lourenço, Carlos Fonseca substituiu no cargo José Marcos Barrica, exonerado, por decreto presidencial, no passado dia 23 de Abril.

O embaixador já exerceu as funções de secretário para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional do Presidente da República, durante o mandato de José Eduardo dos Santos.

Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola. As empresas portuguesas têm uma forte presença na economia angolana, fundamentalmente, nos sectores da construção e da banca.

Portugal é igualmente um importante exportador de produtos alimentares e bebidas. Angola, por via das empresas privadas, tem vários investimentos em Portugal com actividades que vão desde a energia, telecomunicações à banca.

Actualmente, Angola é um destino para os cidadãos portugueses em busca de emprego. Um protocolo bilateral para facilitar a emissão de vistos foi assinado entre os dois países, em Setembro de 2011.

FacebookTwitterGoogle+