Falecimento em Lisboa da atriz Maria Laura do Soveral Rodrigues

Laura Soveral

Foi com um profundo sentimento de pesar que o Ministério da Cultura de Angola tomou conhecimento do falecimento em Lisboa, da atriz Maria Laura do Soveral Rodrigues, mais conhecida por Laura Soveral, nascida em 23 de Março de 1933 em Benguela.

O Ministério da Cultura de Angola e todo o meio artístico angolano ligado ao teatro  e cinema solidarizam-se com a dor dos familiares, amigos e dos que com ela conviveram na esfera da dramaturgia e cinametografia, prestando homenagem pelo trabalho por ela realizado a longo da sua rica carreira.

Laura Soveral saiu de Angola nos anos 60 e enveredou pela carreira artística em Portugal e no Brasil. Frequentou Filologia Germânica na Faculdade de Letras de Lisboa. Em 1964, ingressou no Grupo Fernando Pessoa e inscreveu-se na Escola de Teatro do Conservatório Nacional de Portugal.

 Recebeu várias homenagens e reconhecimentos onde se destacam os Prémios de Melhor Actriz de Cinema 1968 e o Prémio Bordalo na categoria de Cinema, entregue pela Casa da Imprensa de Portugal em 1969

 Em 1970 apresentou o programa Curto-Circuito da RTP.

 Em 1975 vai viver para o Brasil onde actuou nas telenovelas O Casarão e Duas Vidas.

 Participou em inúmeros filmes onde destacamos: O Processo de Kafka, Depois da Queda, Francisca, Vale Abraão, A Divina Comédia, Terra Sonâmbula, O Fatalista entre outros.

 Participou nas telenovelas  Chuva na Areia, Passerelle e Tempo de Viver.

 O seu último papel foi na telenovela Belmonte, em 2014.

Vivia na Casa  do Artista em Lisboa e morreu a 12 de Julho de 2018, no Hospital de Santa Maria, vítima de doença prolongada onde se encontrava internada.

FacebookTwitterGoogle+