Manuel Augusto nas festividades alusivas ao 50º aniversário da Guiné Equatorial

MANUEL AUGUSTO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES  FOTO: FRANCISCO MIUDO

MANUEL AUGUSTO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
FOTO: FRANCISCO MIUDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Outubro de 2018 | 17h11 – Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 17h10

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, deslocou-se esta quinta-feira à Malabo, República da Guiné Equatorial, onde irá participar na cerimónia alusiva ao 50º aniversário da independência deste país, a assinalar-se a sexta-feira, dia 12 de Outubro.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) a que a Angop teve acesso, o chefe da diplomacia participará na qualidade de enviado especial do Presidente da República de Angola, João Lourenço, e será portador de uma mensagem do estadista angolano para o seu homólogo equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema Mbassogo.

As repúblicas de Angola e da Guiné Equatorial, dois países membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP),  mantêm fortes relações políticas, diplomáticas e culturais há vários anos.

Recentemente, os países concluíram um Acordo de Isenção de Vistos em passaportes diplomático e de serviço, que vigora desde Maio deste ano.

As autoridades dos dois países têm trabalhado no sentido de diversificar a cooperação, adoptando meios que ajudem a identificar interesses comuns, com benefícios recíprocos.

A cooperação nos domínios da aviação civil e pescas, aproveitando a extensão marítima de Angola e da Guiné Equatorial tem sido equacionada em benefício dos dois Estados.

O ministro Manuel Augusto vai à capital da Guiné Equatorial depois de ter integrado a comitiva presidencial que, 8 a 10 de Outubro, efectuou uma visita de dois dias à República Popular da China.

Antes, nos dias 06 e 07, o titular do Mirex esteve no Japão, onde participou na preparação da 7ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD VII), agendada para Agosto de 2019.

O regresso à Luanda do ministro Manuel Augusto está previsto para sábado, dia 13 do mês em curso.

FacebookTwitterGoogle+