Aldeia Solar em Cabiri

6BIKNAQM

O Presidente da República entregou ontem as chaves de uma moradia à primeira de 500 famílias que viviam em condições adversas nas povoações de Casanzo e Honga Zanga, em Icolo e Bengo, e que vão viver na Aldeia Solar de Cabiri, com acesso a água potável e energia 24 horas por dia.

A entrega das chaves marca o lançamento simbólico do projecto-piloto que vai transformar o conceito de aldeia rural em Angola. Trata-se de um programa inovador, que junta a qualidade de vida à preservação de hábitos e costumes locais e respeito pelo meio ambiente.

Os habitantes da Aldeia Solar de Cabiri têm acesso a água potável e energia eléctrica, através de sistemas solares fotovoltaicos unifamiliares. Cada moradia foi contemplada com um forno e uma lanterna solares.
O projecto contempla um total de 718 metros quadrados de área para desenvolver agricultura de subsistência, actividade característica da maioria da população local, que dispõe de um mercado para exposição e venda da produção excedente.

O engenheiro Luís Fernando, que fez a apresentação técnica do projecto, explicou que o espaço de terra na parte central da aldeia fica à disposição dos programas de educação produtiva da escola, para envolver as crianças na produção de alimentos.

FacebookTwitterGoogle+