Actas de cooperação assinadas em Harare

HYX3PKLQ  O director para África, Médio Oriente e Organizações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, assinou ontem em Harare, com o seu homólogo zimbabweano, Taonga Mushayavanhu, as actas que balizam a futura cooperação entre Angola e o Zimbabwe e que é institucionalizada, ainda este ano, no encontro da segunda reunião da Comissão Bilateral, agendada para Luanda.

Durante três dias, mais de 50 técnicos angolanos de diferentes ministérios discutiram com os seus homólogos zimbabweanos o quadro das relações institucionais entre os dois países, com o objectivo de revigorar e eventualmente rectificar alguns dos entendimentos que já tinham sido conseguidos por altura da realização da primeira reunião da Comissão Bilateral, realizada em 1992.

Os técnicos dos dois países debruçaram-se sobre assuntos políticos e diplomáticos, de cooperação entre os ministérios dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra dos dois países e sobre a criação de um fundo soberano, a funcionar através dos ministérios das Finanças, Indústria e Comércio. Foram também discutidos assuntos relacionados com a promoção e desenvolvimento da mulher, investimentos em pequenas e médias empresas, nas minas, petróleos, energia, justiça, agricultura, pescas, educação e ensino superior.

Novos regime de vistos

Também foi abordada a possibilidade de criação de um novo regime de vistos entre Angola e o Zimbabwe e a assinatura de acordos entre as televisões e as agências noticiosas dos dois países, tanto no âmbito da formação profissional como da troca de produtos.

Depois da assinatura das actas, o embaixador Joaquim do Espírito Santo sublinhou que foram examinados, da “maneira mais construtiva”, os assuntos constantes da agenda de trabalhos, “de forma a melhorar o funcionamento do nosso mecanismo bilateral de cooperação e criar uma nova dinâmica, tendo em conta os objectivos e os desafios da cooperação entre Angola e o Zimbabwe”.

“Tudo foi feito para a segunda sessão da Comissão Bilateral de Cooperação Angola-Zimbabwe, a realizar-se no decurso deste ano, se empenhar mais em projectos concretos de cooperação económica, técnico-científica, financeira, comercial e empresarial, fazendo um melhor aproveitamento das potencialidades existentes nos nossos dois países”, sublinhou o diplomata angolano.

 

FacebookTwitterGoogle+