Aeroporto moderno já na forma definitiva

9AJELI83

A comuna de Cabiri foi a primeira paragem da jornada de campo do Chefe de Estado, que foi a Bom Jesus, em Viana, visitar as obras do novo aeroporto internacional, com conclusão prevista para 2016.

Acompanhado pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, os ministros de Estado, o governador de Luanda e membros do seu gabinete, José Eduardo dos Santos foi ver como andam as obras do empreendimento, que promete impulsionar a economia nacional. No terreno, o Presidente recebeu explicações dos responsáveis da empresa chinesa CIF Aeroporto Construction sobre o estado actual da empreitada e as diferentes etapas da construção do novo aeroporto, cujo fluxo anual de carga esperado é de 600 mil toneladas e 15 milhões de passageiros.

Situado nas proximidades do município de Viana, a cerca de 40 quilómetros de Luanda, ocupa uma área de aproximadamente 1.324 hectares, cerca de 582 mil metros quadrados reservados para o estacionamento de aviões e 5.125 metros quadrados para manobras.

O aeroporto vai ter duas pistas duplas em condições de receber o maior avião comercial do mundo, o Airbus A380. A pista norte tem quatro mil metros de comprimento e 60 de largura e a pista sul 3.800 metros de comprimento e 75 metros de largura.

Os terminais vão albergar 31 mangas, 20 das quais para a área internacional e 11 para a doméstica. A construção teve início em 2007 e vem, de acordo com o ministro dos Transportes, aproveitar o facto de Angola ser um grande corredor aéreo internacional e bem localizado do ponto de vista estratégico.

Augusto Tomás destacou a aposta do Executivo num novo aeroporto internacional para Luanda, como medida que vai ajudar a catapultar a economia angolana, na região e no continente africano.

Sendo Angola um grande corredor aéreo internacional, com investimentos correlacionados no sector aéreo, marítimo portuário e ferroviário, vão ser criadas as condições de infra-estruturas fundamentais para relançar o sector da indústria, agricultura, pecuária, pescas e demais serviços.

Explicações técnicas

O Presidente da República assistiu a um vídeo sobre os vários projectos do sector aéreo e após ouvir as explicações de Ju Lizhao, em representação da construtora chinesa, foi ver com os próprios olhos o que já está feito no novo aeroporto. O Chefe de Estado pôde constatar que a pista sul está concluída e tem inclusive condições de receber voos à noite.

O projecto contempla um centro de bombeiros, cujas obras de construção civil estão terminadas, faltando apenas o mobiliário e equipamentos especiais. O terminal principal tem as estruturas metálicas principais já montadas e em breve vão ser lançados concursos públicos para o fornecimento de equipamentos especiais e mobiliários.  O terminal VIP, último ponto da visita do Chefe de Estado às obras do aeroporto internacional de Luanda, está concluído e espera apenas apetrechos e os móveis.

 

FacebookTwitterGoogle+