Angola preside Sessão da Conferência do Trabalho
A represente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e demais organizações internacionais em Genebra (Suíça), Margarida Izata, presidiu, na tarde desta quarta-feira, aos trabalhos do 2.º segmento de alto nível, inseridos nas actividades da 108.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT).
No encontro, Angola está presente com uma delegação ministerial liderada pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato.
Segunda-feira, na sua intervenção, Jesus Maiato assumiu o compromisso de Angola em dar cumprimento às directivas constantes no relatório da OIT, com vista a assegurar, a colmatar e a minimizar o impacto destas mudanças no mundo do trabalho.
Angola é membro de pleno direito da OIT, há 43 anos.
Ao longo destes anos, o país ratificou e adoptou inúmeros instrumentos normativos (convenções, recomendações e protocolos), entre os quais oito convenções fundamentais.
O evento, com fim previsto para o dia 21, reúne mais de 50 Chefes de Estado e de Governo do mundo, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a presidente da 73.ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, Maria Fernanda Espinosa, para além de 187 delegações tripartidas dos Estados-membros da OIT, formados por representantes de governos, associações de empregadores e de trabalhadores.