Angola preside Sessão da Conferência do Trabalho

A represente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e demais organizações internacionais em Genebra (Suíça), Margarida Izata, presidiu, na tarde desta quarta-feira, aos trabalhos do 2.º segmento de alto nível, inseridos nas actividades da 108.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT).

Durante a sessão, intervieram, entre outras entidades, o Rei do Lesotho, Letsie III, o 1.º vice-presidente de Cuba, Salvador Valdés Mesa, o 1.º ministro de Portugal, António Costa, e o presidente da Colômbia, Ivan Marquez.

No encontro, Angola está presente com uma delegação ministerial liderada pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato.

Segunda-feira, na sua intervenção, Jesus Maiato assumiu o compromisso de Angola em dar cumprimento às directivas constantes no relatório da OIT, com vista a assegurar, a colmatar e a minimizar o impacto destas mudanças no mundo do trabalho.

Angola é membro de pleno direito da OIT, há 43 anos.

Ao longo destes anos, o país ratificou e adoptou inúmeros instrumentos normativos (convenções, recomendações e protocolos), entre os quais oito convenções fundamentais.

 O evento, com fim previsto para o dia 21, reúne mais de 50 Chefes de Estado e de Governo do mundo, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a presidente da 73.ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas,  Maria Fernanda Espinosa,  para além de 187 delegações tripartidas dos Estados-membros da OIT, formados por representantes de governos, associações de empregadores e de trabalhadores.

FacebookTwitterGoogle+