Angola e China afinam cooperação no domínio da defesa
Angola e a República Popular da China manifestaram nesta terça-feira, em Luanda, a vontade de criarem mecanismos eficazes para reforçar a cooperação no domínio da defesa.
A intenção esteve em discussão na audiência de uma hora que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu ao vice-presidente da Comissão Central de Defesa da República Popular da China, coronel-general Xu Qiliang, que se encontra em visita de trabalho a Angola.
Em declarações à imprensa o embaixador da China, Gong Tao que esteve presente no encontro, informou que durante a audiência foram traçadas novas linhas de cooperação, também, no domínio económico.
O coronel-general Xu Qiliang chefia uma delegação militar das Forças Armadas da República Popular da China que na capital do país tem mantido encontros com altos responsáveis do Ministério da Defesa Nacional e das FAA, no quadro do Comité Conjunto de Cooperação para Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa Nacional, entre os dois países .
A comitiva chinesa, que manteve já conversações com uma delegação chefiada pelo ministro angolano da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, deixa a capital de regresso ao seu país nesta quarta-feira.