Angola participa em conferência internacional em Lisboa

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, participa, em Lisboa (Portugal), numa conferência anual que tem no centro dos debates as relações da Europa com outros continentes.

A agenda da reunião, com duração de dois dias, prevê para esta terça-feira a intervenção do chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, num painel com a moderação da antiga ministra dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Teresa Patrício Gouveia.

O encontro conta com a presença de actuais e antigos dignatários de diferentes continentes, que ao lado de diversos especialistas abordam temas que têm a ver com a melhor relação entre a Europa e os seus parceiros intercontinentais.

A relação de cooperação entre Angola e Portugal leva já 43 anos, sendo cada vez mais aprofundadas e consolidadas com a assinatura de diversos instrumentos jurídicos que impulsionam o intercâmbio bilateral.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976. Esse passo foi antecedido da abertura, por Portugal, em Janeiro de 1976, do seu Consulado Geral em Luanda.

No ano a seguir (1977) o embaixador português em Angola, João Sá Coutinho, apresentou as suas cartas credenciais ao então Presidente Agostinho Neto.

Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola, país em que as empresas lusas têm uma forte presença nos sectores da construção, banca, exportação de produtos alimentares e bebidas.

Já Angola é um dos principais investidores em Portugal com actividades que vão desde a energia às telecomunicações e banca.

Um protocolo bilateral para facilitar a emissão de vistos foi assinado entre os dois países em Setembro de 2011.

O Presidente João Lourenço visitou  Portugal entre 22 a 24 de Novembro de 2018, enquanto que o homólogo Português, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve em Angola em Março deste ano, tendo se deslocado às províncias de Benguela e Huíla.

FacebookTwitterGoogle+