Angola/Namíbia: Cooperação no domínio da defesa e segurança em abordagem

O comité técnico regional da Comissão Mista de Defesa e Segurança Angola/Namíbia encontra-se reunido na sua 18ª sessão, a decorrer na cidade de Ondjiva, província do Cunene.

A reunião, de algumas horas, dedica-se a abordagem da situação operativa ao  longo da fronteira comum, bem como a avaliar o grau de implementação das recomendações do encontro anterior.

Ao intervir, na abertura, o vice-governador provincial do Cunene, José de Nascimento Veyelenge, advogou o reforço da cooperação entre os dois países, para proporcionar maior segurança às populações, que se identificam por laços históricos, sociais e culturais ancestrais.

Segundo disse, espera-se que esta reunião debata situações candentes que se registam na fronteira, para promover a harmonia, irmandade e boa vizinhança entre povos irmãos.

O responsável encorajou as autoridades competentes de ambas províncias a continuarem o trabalho de prevenção, com acções pedagógicas preventivas, pois por essa via poder-se-á evitar o cometimento de crimes e contribuir para a tranquilidade pública e a livre circulação de pessoas e bens.

José Vayelenge destacou que a circulação de pessoas e bens proporcionará uma maior aproximação dos dois povos, daí a necessidade de combate aos crimes transfronteiriços, adoptando medidas para mitigar os efeitos nefastos causados à economia dos dois Estados.

A delegação angolana de peritos é chefiada pelo delegado provincial do Ministério do Interior, comissario António de Jesus Miranda Guedes, e a namibiana pelo comandante da polícia na região de Ondangwa, comissário Teles Campolo.

A fronteira terrestre entre Angola e Namíbia, pela província do Cunene, estende-se por 470 quilómetros, sendo assinaláveis como actos criminais mais frequentes o roubo de gado, furto de viaturas, tentativa de imigração ilegal, a degradação ambiental.

 

FacebookTwitterGoogle+