Neto e Prémios Camões debatidos em colóquio

Fotografia: Dr

Fotografia: Dr

Um colóquio intitulado “Agostinho Neto e os Prémios Camões Africanos”, que visa debater as literaturas africanas em português, é realizado na segunda e terça-feira, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Portugal .

De acordo com uma nota publicada no site oficial da FLUP, esta iniciativa surge após algumas reflexões de que as literaturas africanas de língua portuguesa parecem ter perdido, nas últimas décadas, a atenção e o entusiasmo que se seguiu às independências dos países em causa.

“Se é verdade que autores como Mia Couto, Pepetela, Manuel Rui, Ondjaki ou Agualusa são muito lidos e estudados, não é menos verdade que há um quase silêncio a pesar sobre muitos outros de idêntica qualidade, sobretudo os menos contemporâneos”, lê-se na nota.

Conforme avançou a organização, este colóquio tem como objectivo “cruzar literatura e pensamento e terá lugar na mesma cidade, onde houve, há 30 anos, uma iniciativa semelhante, sob o título “A Voz Igual” e debater as literaturas africanas em português. Pretende-se, ainda, com este evento, de acordo com a mesma fonte, assinalar o 40º aniversário da morte de Agostinho Neto, “um dos primeiros poetas” desse espaço a obter uma “circulação nacional e internacional de grande dimensão”.

Por outro lado, pretende-se, também, chamar a atenção para os seis escritores africanos a quem, ao longo das 30 edições já decorridas, foi atribuído o Prémio Camões: José Craveirinha (1991), Pepetela (1997), José Luandino Vieira (2006), Arménio Vieira (2009), Mia Couto (2013) e Germano Almeida (2018).

O evento conta com o apoio da Fundação Dr. António Agostinho Neto e a participação de alguns dos escritores galardoados com o Camões e com ensaístas e investigadores de diversos países, cujo trabalho incide sobre os autores e temas em causa. Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane, Icolo e Bengo, província de Luanda, e faleceu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, Rússia.

FacebookTwitterGoogle+