Manuel Augusto reúne-se com Conselheira da Casa Branca
O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, forneceu hoje (terça-feira), em Nova Iorque, à conselheira de Segurança do Presidente dos Estados Unidos, Elizabeth Erin Walsh, informações sobre as reformas político-diplomáticas, económicas e sociais em curso no país, impulsionadas pelo Presidente João Lourenço.
No encontro, que decorreu à margem do Debate Geral da 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, os interlocutores abordaram vários assuntos ligados à cooperação entre os dois países.
Elizabeth Erin Walsh elogiou a determinação do Presidente angolano, mormente no que diz respeito às reformas que tem vindo a implementar nos vários domínios da vida do país.
Disse que os Estados Unidos querem continuar a cooperar com Angola, e que estão satisfeitos com o modelo de governação do Presidente João Lourenço, assente na resolução dos problemas do povo.
“Os Estados Unidos querem trabalhar com Presidentes e Governos que cuidam do seu povo, e o vosso Presidente está precisamente a fazer isto. Isto agrada-nos”, afirmou.
Cooperação nos domínios político-diplomático, defesa e segurança, economia, finanças, banca, petróleo e gás, mineração, agricultura, pescas, Golfo da Guiné, Grandes Lagos, o processo de privatizações de empresas públicas, o papel de Angola no acompanhamento da situação entre o Uganda e o Rwanda, entre outros, foram passados em revista.
Manuel Augusto integra a delegação do Presidente da República, João Lourenço, que participa na 74ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que vai decorrer até ao dia 24 do corrente mês.
Assistiram ao encontro o Embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Joaquim do Espírito Santo, Directores do Ministério das Relações Exteriores e membros das Missões Diplomáticas de Angola na ONU e em Washington.