NOTA DE IMPRENSA
O Vice Governador do Banco Nacional de Angola, Dr. Rui Minguéns, participou hoje em Lisboa no vigésimo nono encontro dos líderes das instituições centrais bancárias dos países de língua portuguesa, com o objectivo de discutirem as implicações, para os respectivos países, que resultam inovação tecnológica na actividade bancária.
Na ocasião, O Vice Governador do BNA abordou com os seus homólogos questões que se prendem com a inovação tecnológica nos serviços financeiros, como forma de protecção dos consumidores, das infra-estruturas e do mercado.
No mesmo encontro, dirigido pelo Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos Costa, foi ainda discutido o que é preciso fazer para garantir a inclusão e a protecção do cliente nos serviços financeiros, sem com isso comprometer a estabilidade financeira face à inovação tecnológica.
Foi ainda apreciada, na mesma reunião, a necessidade de criar a consciência de que uma estratégia sustentável de desenvolvimento em tecnologia digital implica um forte investimento em ciber-segurança através de um quadro legal adequado.
No encerramento dos trabalhos, o Secretário de Estado Adjunto das Finanças do Governo português, Dr. Ricardo Félix, sublinhou a necessidade de serem tomadas medidas de regulação que tornem cada vez mais segura a introdução das novas tecnologias no sistema bancário, para a salvaguarda dos consumidores e para garantir que não existam falhas que comprometam todos os esforços de inovação que estão actualmente a ser feitos a nível mundial.
Serviços de Imprensa da Embaixada da República de Angola em Portugal, a 11 de outubro de 2019.-
Para eventual contacto, ligue para o 00351963708053