Ministro visita ANPG e aborda situação do petróleo e gás
O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, abordou hoje questões sobre a exploração de petróleo e gás no país, durante a sua primeira visita à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), criada a 06 de Fevereiro deste ano.
11 Outubro de 2019 | 17h30 – Actualizado em 11 Outubro de 2019 | 17h48
Na Agência, que assume competências e atribuições de concessionária nacional de biocarbonetos, antes atribuídas à Sonangol, Diamantino Azevedo procurou aprofundar, assuntos sobre o declínio da produção e medidas para o atenuar, que já estão a ser implementadas.
À saída da ANPG, o ministro disse à imprensa que analisou, igualmente, com o presidente do Conselho de Administração da instituição, Paulino Jerónimo, questões sobre o Plano Estratégico da Agência, que está em laboração, e deixou algumas recomendações.
O governante aproveitou o momento para encorajar a direcção da Agência a continuar com os seus esforços e a superá-los. “ É uma instituição nova, que está ainda na etapa de transição para entrar na de optimização e consolidação, mas que nasceu e teve logo que começar a andar, dada a exigência do contexto”.
Durante a sua visita, Dimantino Azevedo fez-se acompanhar do Secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso, do director nacional de Petróleos, Alcides Santos, da directora do GEPE, Inês Baptista e da directora-adjunta do seu Gabinete, Kátia Epalanga.
Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis funciona no Edifício II das Torres do Carmo, em Luanda.