Angolana vence a Miss CPLP Portugal 2019
Isabel Nambaca Neto, natural de Cuando-Cubango, Angola, foi eleita MISS CPLP 2019, na 5ª edição da Gala realizada no Casino do Estoril em Portugal, a 25 de Outubro.
A estudante do 4º ano do Curso Geral de Medicina na Universidade Privada de Angola, de 27 anos de idade, arrecadou a pontuação mais elevada, atribuída pelo Júri, onde se incluía a Dr.ª Sandra Batista, em representação do Alto Comissário para as Migrações, Paula Bandeira, Produtora e Diretora de Comunicação e Nelson Vicente, Foto-Jornalista.
No evento estiveram presentes o Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Fonseca, o Adido da Embaixada de Angola em Portugal, Luandino Carvalho, e outros diplomatas da CPLP.
O prémio consiste numa bolsa de estudo oferecida pelo governo da Guiné Equatorial, uma estadia de uma semana em Cabo-Verde, cortesia dos Hotéis Oásis e um fim de semana no Hotel Sado em Setúbal.
A competição na qual participaram 8 dos 9 Países integrantes da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, introduziu um novo conceito na vertente da apresentação de um projecto de dimensão social, exequível, inovador e que possa ser aplicável em qualquer sociedade. O projecto defendido pela representante angolana incide no apoio às “Crianças Abandonadas” das Comunidades.
Outra novidade, foi a decisão do Comité MISS CPLP, substituir o desfile em fato de banho, por um desafio à criatividade das concorrentes, com a apresentação de um traje desportivo que, promovesse as suas modalidades e os clubes da sua preferência.
Cada país lusófono teve a oportunidade de apresentar até duas candidatas, entre as representações do país de origem e as da diáspora dos respectivos países.