Angolanos em Portugal festejam dia independência

VISTA PARCIAL DA CIDADE DE LISBOA FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

VISTA PARCIAL DA CIDADE DE LISBOA
FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

11 Novembro de 2019 | 21h00 – Actualizado em 11 Novembro de 2019 | 20h59

Os angolanos residentes em várias cidades de Portugal assinalaram, esta segunda-feira, várias actividades em saudação do 44º aniversário da proclamação da independência de Angola.

Em Lisboa, o momento alto foi o lançamento do livro de Onofre dos Santos, “Os Meus Dias da Independência”, uma iniciativa da “Guerra e Paz Editores”, que teve por cenário as instalações Casa de Angola.

Esta actividade, assistida por membros da Embaixada de Angola em Portugal e do Consulado angolano em Lisboa, serviu para promover um debate sobre a forma como o autor viu a independência nacional.

Por sua vez, a Associação dos Estudantes Angolanos em Coimbra, a Casa de Angola naquela cidade, Associação para o Desenvolvimento de Angola em Portugal e a Casa da Lusofonia realizaram uma conferência para assinalar a efeméride.

Sob o lema “O Empreendedorismo e a Economia Social-Duas Dimensões do Desenvolvimento Sustentável”, a conferência teve como orador o presidente da Associação Empresarial da Região de Coimbra, engenheiro Horácio Pina.

Enquanto isso, nos arredores de Lisboa, mais concretamente na Quinta das Conchas, jovens angolanos residentes na região da capital portuguesa realizaram, por seu lado, um convívio para exaltar a importância do 11 de Novembro e as perspectivas que se abrem para o desenvolvimento de Angola.

Para o dia 16, está prevista a realização de um de um outro convívio, que será promovido pela Associação dos Angolanos residentes na cidade de Setúbal, cerca de 50 quilómetros a sul de Lisboa.

Esta actividade deverá contar com a presença de numerosos angolanos residentes na margem sul do rio Tejo, inclusive do Algarve.

FacebookTwitterGoogle+