Angola em grande na televisão sul-coreana

A KBS, Televisão Pública da Coreia do Sul, destacou num documentário recentemente difundido, o desenvolvimento que Angola vem registando nos últimos anos. Em dezanove minutos, o documentário aborda aspectos relacionados com o desenvolvimento económico, social, turístico e cultural do país.

O filme realça a presença no país de cidadãos estrangeiros de várias origens que dado o seu crescimento económico encontram oportunidades de emprego, investimentos e negócios. O investimento da China  em Angola esteve em destaque pelo seu contributo no processo de reconstrução e de relançamento da economia angolana.

O documentário refere que um dos frutos da parceria com a China é a cidade do Kilamba, construída de raiz, e que impulsionou a reviravolta em matéria de combate ao défice habitacional em Angola. O documentário faz uma incursão pela urbe erguida a sul de Luanda, apresentando o tipo de infra-estruturas construídas e o impacto que tem na vida dos jovens que são os principais beneficiários deste investimento do Governo angolano.

Outro aspecto que também mereceu destaque é o desenvolvimento do sector dos transportes, com a realização em Luanda da terceira edição da Feira Internacional dos Transportes e Logística de Angola, que contou com a participação de muitas empresas dos sectoresmarítimo, ferroviário, de aviação. O ministro dos Transportes, Augusto Tomás. Foi entrevistado em exclusivo pela KBS.

No aspecto cultural, destaca-se a entrevista ao fotógrafo angolano Edson das Chagas que deslumbrou o mundo artístico na Bienal de Veneza 2013, contribuindo para a atribuição do troféu Leão de Ouro ao Pavilhão de Angola.  A divulgação do documentário sobre Angola enquadra-se na nova estratégia da Presidente Park Geun-hye de reforçar a cooperação com alguns países africanos. Este ano a líder sul-coreana tem na agenda um périplo por cinco países africanos.

Numa audiência o ano passado, a Presidente Park Geun-hye assegurou ao embaixador Albino Malungo,trabalhar para o estreitamento das relações com Angola e aumentar os esforços para partilhar experiências de desenvolvimento económico e know-how. AKBS efectuou uma série de reportagens em seis países africanos, com particular realce para Angola, pela estabilidade política, as suas potencialidades e pelo rápido crescimento económico dos últimos anos.

A cooperação entre Angola e a Coreia do Sul, que teve início em 1993, abarca os sectores das pescas e dos petróleos.

FacebookTwitterGoogle+