Delegação da OMA em Nova Iorque

A Organização da Mulher Angolana (OMA) participa na 58ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher, que decorre desde ontem em Nova Iorque, Estados Unidos.

A delegação da organização feminina do MPLA é chefiada pela secretária-geral da OMA, Luzia Inglês Van-Dúnem, e integra as secretárias para as relações exteriores, Amália Alexandre, e da solidariedade e aconselhamento jurídico, Vitória da Conceição.

As representantes angolanas participaram ontem num debate subordinado ao tema “Desafios e Políticas para a igualdade e subida ao poder das mulheres e raparigas em Angola”.

Durante a reunião da ONU, que se prolonga até ao dia 21, sob o lema “Desafios e conquistas na implementação das Metas de Desenvolvimento do Milénio para mulheres e raparigas”, são discutidas questões como o acesso e a participação das mulheres e raparigas nos recursos produtivos, educação, capacitação, ciência e tecnologia, promoção igualitária, emprego e trabalho decente, assim como a informação sobre a condição jurídica e social feminina no mundo.

Também constam do programa temas relativos à eliminação de todas as formas de discriminação da mulher e da rapariga, assim como a análise das questões fundamentais de igualdade de género a ser reflectido no quadro do desenvolvimento da agenda pós-2015.

A OMA acolhe em Abril a reunião do órgão executivo e regional da Internacional Socialista de Mulheres, que tem no centro da agenda as Metas de Desenvolvimento do Milénio e o pós 2015. A secretária-geral da OMA, Luzia Inglês, é uma das vice-presidentes da Internacional Socialista de Mulheres.

 

FacebookTwitterGoogle+